Amazônia do Povo Vermelho

 

                                                     Fofo: Divulgação

E Charlene Duvallier me acorda eufórica com a torneirinha de palavras abertas ao máximo.

— Bom dia, fofa!! Você assistiu a laive de lançamento do nosso Garantido, ontem? 

Infelizmente, não. Estou em crise de sinusite e fui cedo pra cama, mas como eu já esperava pela sua completa narrativa, pode começar.... Bom dia, Charlene Duvallier (quase pago de mal-educada).

— Começaremos do começo: Chegando na Cidade Garantido, a cidade Branca e Vermelha, onde o vermelho desperta a máximo de ousadia, que faz meu sangue ferver, e ai... (pausa longa) dou de cara com um palco BRANCO! Nada contra, mas estou saindo de uma rotina dolorida de idas e vindas em corredores hospitalares, e aquela imensidão branca, esse vazio, me jogou nessa memória  tsc, tsc, tsc.  (teria sido uma exigência do dono da casa?)

Fico pensando, no básico do básico em eventos, CENOGRAFIA X AMBIENTAÇÃO E DECORAÇÃO.  Precisávamos ser jogados nesse mundo colorido que é o Garantido, sentir a vibração de todas as cores, já era de conhecimento público que o TEMA seria a AMAZÔNIA, então???????  Esse vazio na ambientação já é devido ao desmatamento???? Gente da inteligência divina, desculpa, mas eu não sou tão inteligente, sou apenas, falante, preciso de coisa mais simples, mais objetiva.

Segue o espetáculo... em um evento, todo show é principal, deixar os primeiros cantores sozinhos, sem apoio do bailado do Garantido Show, foi tortura chinesa, até porque, imagem é tudo, cantar no seco, para uma plateia fria que está se organizando no salão é para os fortes. Meus parabéns e abraço calorosos para o Patrick Modesto, Adriano Carvalho, Gilson Matos e P.A Chaves, vocês foram mais que foda, foram FODEROSOS.

Falando em plateia, salão, pista... gente, deixar os pagantes das mesas  na frente do palco, é limitador para todos... mesmo com aquela língua, seria uma representação da Ponte do Rio Negro no palco???, não deu, não ornou as mesas naquele espaço: 1-não tem espaço entre as mesas e cadeiras para os finos se rasgarem; 2) o povo que grita, pula, agita o evento, é  o povo dos dez reais, que dança e fresca com a latinha na mão; 3) ficou um buraco do pinto, apertadinho, assim, vendo de longe, parece que não houve custo beneficio para a compra de mesas.

Não sei para os cantores, mas para mim... batucada é no palco! Vê a evolução de alguns surdos, suados, a coreografia da batucada, mexe comigo, intimamente.

Massssssss!!! Vamos ao tema: AMAZONIA DO POVO VERMELHO, de cara tomei um susto, me lembrou os filmes de roliude, onde os brancos, chamavam os indígenas de “peles vermelhas” isso, só por isso, eu gosto da frase assim: POVO DE ALMA VERMELHA!

 Os temas com a temática amazônica já entraram 11 vezes na arena com o Garantido, dessas 11 vezes, 05 levaram o título de campeão. Eu acredito na capacidade intelectual do DGE em desenvolver o tema sem cair na repetição de versões da famigerada e extinta comissão de arte.  Só um parêntese (...) Porque o estandarte veio o tema anterior??? Pelo que me lembro, o estandarte “obrigatoriamente” representa o TEMA... égua, é muita modernidade, é muita novidade... Teremos um espetáculo, fundamentado, para seduzir qualquer jurado.

Quanto ao DGE (Direção Geral do Espetáculo) 18 nomes foram apresentados e desejamos boa condução ao espetáculo e que tragam o título para o Boi da Baixa... Mas a proposta de frear os  gastos, fazer uma organização enxuta???... credo, modernidade, nem parece  o novo. 

Alciro Neto ( Netinho, rsrsr) bem vindo, exemplo  de meritocracia, justa e merecida a oportunidade,  como Item Substituto do Apresentador Israel Paulain,   ficarás  mais famoso que “aquele teu  tio”. Sucesso!!!!!

E por falar em apresentador...esse profissional de evento, existe para ser a VOZ do dono do evento, para dar o andamento da organização no evento... não é uma pessoa para encher o espaço vazio, ou entreter o público nos intervalos, roteiro geral do todo o espetáculo, direcionamento, produção  e orientação fazem toda a diferença no show.

— Fofa, estais ai? Tá ouvindo???

— Sim, Charlene Duvallier, estou aqui!

— Fofa quero criar um grupo no uatizape!

— Hum!.. para que e qual o nome do Grupo?

— Quero ter seguidores quero ser famosinha, falar mais besteiras.... o nome seria P.G. A, antes de você perguntar, eu digo: Povo Garantido da Antropofagia (cultural é claro).

— Charlene, sem grupos, bastam as confusões que você cria em nosso blog. Tento desligar,  medo de ouvir mais delírios e  ainda ouço Charlene diz: Não basta ter a pele, precisa ter a alma vermelha!!!

 

 

O Profeta da Baixa - Fred Góes

 



Em uma postagem, na fanpage, do cantor Antônio Pereira,  li na programação do Projeto Nossa Música85,o nome de Fred Góes, fiquei curiosa para saber da memória,sobre aquele, momento para o poeta da Baixa.

E vamos lá, uma boa leitura!

Em setembro de 1984, Fred Góes, que vinha de larga experiência na música latino-americana com os Grupos Chaski, Machitun e o Internacional Raíces de América, e Zeca Bahia, compositor da música Porto Solidão, sucesso nacional na voz de Jessé, estrearam no Teatro da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, o show FLOR DA MAGIA, com músicas e poemas dos dois compositores.

 

Zeca e Fred moravam em uma casa na Vila Madalena, onde contribuíram na criação da famosa Feira da Vila. Alí receberam o saudoso jornalista Orlando Farias, com quem Fred dividiu parceria nas canções "Lumes" e "Viajante Renitente", o  cantor e compositor Pedrinho Ribeiro e o então Superintendente de Cultura, Lino Chícharo.

 

A convite de Lino vieram a Manaus para apresentar o show FLOR DA MAGIA no Teatro Amazonas, onde estava sendo realizado o Projeto Nossa Música, evento importantíssimo que projetou grandes nomes da música amazonense, como Cileno, Candinho e Inês, Guto, Raimundo Pereira, Jorge Jucá, Adal Santos, Roberto Dibo, Natasha, Pedrinho Ribeiro e muitos outros artistas que foram surgindo na esteira de todo um movimento musical que acontecia em Manaus, identificado como Música Popular Amazonense(MPA).

 

Era o mês de junho e, na ocasião, Fred e Zeca participaram ainda do Show de lançamento da Legalidade do Partido Comunista do Brasil, na Praça São Sebastião, que contou com a presença da atriz Beth Mendes.

 

Com o Projeto Nossa Música acontecendo no Teatro, não havia espaço para a apresentação do Show FLOR DA MAGIA e Fred Góes acabou dividindo o palco num show com o Grupo Tariri, que tinha Natasha como cantora, e Zeca Bahia se apresentou em um show com Pedrinho Ribeiro.

O registro da participação de Zeca Bahia e Fred Góes está no álbum do Projeto Nossa Música.

 

Depois do Show no Teatro Amazonas, Fred Góes, junto com Zeca Bahia, foi a Parintins assistir o Festival Folclórico pela primeira vez, pois morava em São Paulo desde maio de 1965, exatamente no ano em que aconteceu o primeiro Festival.

 

Fred e Zeca retornaram a São Paulo, Fred apenas para resolver seus compromissos e voltar em seguida para Parintins, ele e o filho Marcelo do primeiro casamento, dançarino e coreógrafo que hoje vive na Bélgica, onde trabalha e dá aula.

 

Em síntese, o Movimento da Música Popular Amazonense(MPA), que acontecia em Manaus e o espetáculo FLOR DA MAGIA, apesar de não ter sido apresentado no Teatro Amazonas, acabaram sendo responsáveis pelo retorno de Fred Góes a Parintins.

 

A partir daí o envolvimento com o Boi foi inevitável, dividindo o trabalho como correspondente do jornal A Crítica, a Direção de um jornal local na TV e o jornal O Parintins, criado por ele e os irmãos Bené e Vander Góes, que circulou durante 10 anos na Ilha.

 

Foto: Juçara Menezes 



Fred Góes  — Jornalista, dono de um prêmio Esso Nacional,         músico, compositor, coordenador  da extinta Comissão de Arte do Boi Garantido.


Manipulação nas redes sociais

 


Ao olhar o visor do celular, identifico a origem da chamada, Charlene Duvallier, respiro fundo e atendo, calmamente: diga meu bem! E ouço um carinho sonoro

— Fofa, tu és fofa mesmo?

Sou elevada a milésima potência do sobressalto, mas respondo- Charlie, sou fofa, literalmente, fofa. Mas o que está acontecendo?

— Me responde o que é Fake News? Como identificar uma fake News?

Bom ao pé da letra é Notícia FALSA, como identificar? 1) a fonte geradora da notícia; 2) quantas pessoas confiáveis comentam sobre a veracidade da notícia; 3) se, citar alguma pessoa conhecida, acessível, ligar e perguntar se é verdade o que ela publicou.

— Tá complicado permanecer online, diariamente descobrimos perfis falsos nas redes, tenho medo de estar jugando errado, compartilhando mentiras, sendo cúmplice em alguma injustiça.

Minha favorita, essa coisa dos enganos, engôdos é antiga e histórica, “maquiar alguns fatos, florear atitudes, engrandecer coragem”, ta cheio nas biografias de muitos heróis, Charlene, na sociologia o conceito de pós-verdade, explica onde a notícia falsa se fortalece.

— Onde, nas redes sociais?

Também, é claro! As informações falsas, se agigantam quando atingem pessoas que encontram nas notícias falsas, seus direcionamentos morais e crenças, desta forma, ele não analisa a informação, exclui a possibilidade de análise critica, não vem para o debate das ideias, só vem sair para o ataque do alvo escolhido para ser denegrido, sustentado pela bandeira da mentira.

— Então, eu posso me tornar responsável quando compartilho mentiras, em vender gato por lebre, oportunista por gestor, incompetente por talentoso???

Infelizmente, sim! Tem um ditado antigo que diz: uma mentira bem contada (hoje, viralizada) se torna verdade. Mas no teu caso, você não cai nessas armadilhas das redes sociais, você tem pensamento crítico, senso crítico apuradíssimo, questiona e não é propensa acreditar cegamente em perfil que só tem um foco: maldisser  pessoas, contrarias as suas atitudes, ou escondes os “pecados de outras. Você, Charlene Duvallier, sempre foi estimulada a questionar e analisar a construção de uma notícia falsa, ou com meias verdades.

— Fofa, você, quando quer ser chata, abusa; bastava dizer que eu não sou Maria vai com as outras.

Charlene Duvallier, há de se ter cuidado com tudo que compartilhamos, precisamos sempre buscar informações seguras da fonte que compartilhamos. Por outro lado, existem aqueles que são a fonte geradora das notícias falsas, portanto, promovem o compartilhamento com segundas intenções, leia nas entrelinhas, vá além da leitura, interprete o texto.

— Entendi, começo a perceber uma onda crescente de perfis nas redes sociais, que usam a tática de ataco primeiro, estou devendo, então mudo o foco do assunto, lanço mentiras para esconder as trapaças... Vixi... agora que já sei identificar, esse povinho do mal, não se criam mais em minhas postagens. E só pra fechar o papo de hoje, noticia, seria, boa, confiável é em nosso blog. Assinamos em baixo de tudo o que publicamos, matamos a cobra e mostramos o pau.



Quando dói, eu grito!!!!


(Texto longo, se tens preguiça de ler, sai logo do blog)

“... nos momentos difíceis, alguns deles bem sacrificantes, muitas vezes desumanos e que são desconhecidos pela imensa maioria de torcedores”. Marialvo Brandão-2021.

E as lembranças jorram em meus olhos, vejo na íntegra o sentimento que essas palavras carregam, a doação incondicional à cultura popular, o viver acreditando que a sua contribuição ao fazer cultura merece respeito.

Sim, ninguém é insubstituível! Mas eu aprendi, que você precisa saber, muito bem, o que vai “colocar no lugar” quando retira uma peça do contexto, essa “substituição” é que precisa ser avaliada pelos estragos que ela possa fazer na engrenagem.

Ainda vivendo as palavras do artista Marialvo Brandão, que com Roberto Reis, parecem ter um só sobrenome Marialvo Brandão Roberto Reis, Roberto Reis Marialvo Brandão - de tão unidos que são. Lembro quando os conheci (não pessoalmente) em 2013, estava fazendo parte da assessoria para uma escola de samba, e precisa listar nomes para compor a equipe de carnaval, e tio Chico Cardoso, indicou Marialvo e Roberto, com a seguinte recomendação: “uma olhadinha no trabalho desses “meninos” são bons para #¿$?%!¡.”, olhei, admirei, adorei. Infelizmente, a direção foi para outro caminho, mas me tornei super fã, seguidora cega da dupla e sem vergonha de assumir minha idolatria.

Pegando carona nas palavras de Marialvo, lembro de alguns fatos “desconhecidos”: a multiplicidade dos talentos dos artistas de Parintins.

Memoria 1. Artista de galpão  não têm hora para sair dos galpões de alegoria, mudam de endereço, literalmente.  Precisam ser Magaiver e resolver com muita, bastante, criatividade a falta de material ou material adequado, e colocar na arena a melhor alegoria para ganhar do contrário;

Memoria 2. Artista de galpão é extraterrestre, tem tecnologia na ponta dos dedos, nas gavetas, na solda, no bolso, sei lá! Eu só sei que uma coisa, é inimaginável, para os seres humanos normais, como eu. Pois, eles fazem brotar efeitos na arena, na hora que tudo quebra, tudo engata, tudo trava, não interessa a razão da parada, a alegoria precisa ser perfeita aos olhos dos jurados, torcedores e a coisa, VAI!!

Memoria 3. Artista de galpão precisa ser casado com SANTA. A esposa precisa entender o período de ausência, curar as dores físicas e emocionais dos maridos sem questionar os porquês, precisam alimentar a ele e equipe como filhos, mesmo quando o Boi não os paga. E tem que estar feliz em todas as fotos.

Memoria 4. Artista de galpão tem que ser falso! Quando o sincero faz cobranças, desabafos sobre os acordos quebrados, tipo pagamento em atraso, material de segunda, etc., é  chamado de  grossos, intolerante, centralizador  e ditador.

Memoria 5. Artista de galpão precisam ser omissos socialmente! Não deve maldisser a gestão, não deve declarar voto, não deve se envolver em polêmicas políticas, pois arrisca ser chamado mal-agradecido, aquele que cospe no prato que comeu, traíra, judas, incompetentes, fdp e muito mais. Precisa ser surdo, cego e mudo para permanecer na equipe de artistas nos anos seguintes após uma eleição.

Minha memória particular 1. Vi, Marialvo Brandão doente, entorpecido de remédios, no seu galpão, pegando chuva na concentração com febre altíssima, todo entupido comandando a sua equipe, compromisso com o resultado, mesmo comprometendo a sua própria saúde.

Memoria particular 2. Vi, Roberto Reis, sozinho, engatando um cabo de aço em seu carro particular, rebocando a sua alegoria (módulo) para levar da cidade Garantido para arena, pois o espetáculo não pode parar.

Memoria particular 3. Vi, os meus dois amigos, investido suas economias particulares, familiares no pagamento de suas equipes de galpão. Mais uma vez, o espetáculo não pode parar, a responsabilidade do contrato era deles, levar a alegoria para arena,

Depoimento 1. Aprendi com Marialvo – boa vontade e espirito de equipe -nunca me recebeu de cara fechada, reclamando, de mi, mi, mi sempre atendeu os meus pedidos para encaminhamento de entrevistas, mesmo nos últimos minutos, do segundo tempo para entrar na arena, isso é respeito pelo trabalho em equipe, isso é gestão comprometido, isso é liderança, todos e todas são importantes no processo.

Depoimento 2. Aprendi com Roberto — não são as muitas palavras que trazem as verdades nas atitudes de um artista, generosidade no silêncio diz muito mais sobre quem você é. Em 2016, eu estava na arena (ao lado do Maurício-cronometrista) e Roberto me pediu água, sair da arena providenciei a água. 10 minutos depois, ele me pediu outra água, novamente, fui buscar. Então, fiquei observando movimento da arena. Os artistas de ponta, não saem da arena, ficam sem beber água, o espetáculo todo, imagine o tempo de concentração (eles todos ficam nos acabamentos das alegorias suas e dos companheiros) deve desidratar os seres humanos, então, fui procurar  um balde, enchi de água e gelo, e ficava gritando para todos os artistas que passavam próximo de mim... vem beber água, aqui, vem logo! Depois disso, não precisava mais gritar, eles sabiam onde estava a água geladinha, o sorriso e o abraço sincero de gratidão pela excelente execução de sua alegoria na arena. Isso é !!!  Perceber a sensibilidade de um membro da equipe  e sua contribuição ao grupo. Roberto sabia que por minhas atitudes, eu jamais iria me restringir a servir água só para ele.

Quanto ao talento de ambos os artistas, sem palavras, sem adjetivos para descrever... desejo boa sorte, boas lutas, mas sem vitória no campeonato 2022. Amo-os!!!!!

 

Em destaque: AS NOTAS

 


Estou inspirada na paz, na energia do Círio de Nazaré, e Charlene Duvallier, vem com seu tridente flamejante e  me chama para um dos maiores pecados da humanidade FOFOCAR. Nem consegui dizer alô e a filha de Candinha, grita:

— Fofa, nem vem com santidade que não rola pra cima de mim!!!, eu sei que tu sabes de tudo que rola na rede! Conta  logo, tudo o que sabes sobre as últimas 48 h, nas redes sociais??  fecha o destaque das NOTAS...

Tentando explicar que meu foco, no fim de semana, foi a oração, a minha mais perfeita pecadora, continua falando sobre o fim de semana online:

 —  Tudo “santa” vamos Recapitular: O levantador de toadas, Leonardo Castelo, faz a sua VÍDEO NOTA de REPÚDIO — vídeo abaixo:



Como foi citado na VIDEO NOTA, o também levantador de Toadas do Garantido, Sebastião Júnior, também apresentou a sua NOTA DE ESCLARECIMENTO, leia na íntegra.

Nota _Sebastião Júnior

Daí,  vem o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain, que não havia  sido citado em nenhuma nota anterior e faz a sua NOTA DE REPÚDIO.  

Nota_ Israel Paulain

Totalmente envolvida na história de Charlene Duvallier, pergunto: como termina a saga das Notas?

—  A mais nova famosinha empresa de eventos MS PRODUÇÕES apresenta a sua NOTA de ESCLARECIMENTO, mas ainda, somente, para o levantador de Toadas  do Garantido, pelo menos até as 18h17 do dia 11/10 do santo Ano do Senhor.

Nota _ MS Produções

Charlene Duvallier desliga o celular, eu fico pensando:. Será que a MS Produções é a única devedora na área de eventos na Cidade???? 




Não sei, não vi, mas quero saber

Desopilando dos efeitos causados pelo ‘tsunami’ da não prestação de contas da nova gestão do Boi Garantido, quando sou acordada às 6h, da madrugada por Charlene Duvallier, meu despertador, a inconveniência, que começa em uma resenha infinita sobre o ESTATUTO DO BOI GARANTIDO.

— Fofa, pode abrir esses olhinhos de panda que a conversa será longa e entediante, tenho muitas dúvidas e preciso urgentemente falar. Primeiramente fora BOLSONARO! Segundamento — Associação Boi-Bumbá Garantido é um coletivo, e tem 6.860 associados, não é uma empresa particular, familiar ou de comadres e compadres, então tudo o que acontece dentro ou fora, mas envolvendo a associação, no mínimo é da conta de 6.860 pessoas. Terceiramente — oposição  fiscaliza! Quem fica sob palanques é quem não leu o seu código de leis, ESTATUTO, que por acaso, está disponível em nosso blog para baixar gratuitamente.

Continuando… falaremos da coisa legal, do Estatuto da nossa Associação, se você não gosta de ler, pode sair da nossa página, e continue sendo um associado, torcedor e defensor NUTELA. Fatiando o post:

Fatia 1 — O edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária, quando cita Art.32.º que diz:  A Assembleia Geral Extraordinária deliberará sobre os assuntos estranhos à competência da Assembleia Geral Ordinária... euzinha que não sou a Jeannie (gênio) fiquei sem entender... uma convocação para ordinária citando a extraordinária???? Sigamos o boi...

Fatia 2 – É uma pergunta: são legais os atos da atual diretoria da nossa associação? Pois, segundo o Art. 33, no §4º. A Diretoria será nomeada pelo Presidente, 20(vinte) dias após a eleição, e terá o nome de seus membros homologados, em Assembleia… euzinha não vi, não li, não sonhei com essa homologação da nova diretoria e pelo que eu me lembro, homologar é aceitar ou não um pedido feito. Fica a pergunta. Essa assembleia aconteceu???? Quem puder responder nos comentários agradeceremos imensamente.

Fatia 3 – OS NOVOS ASSOCIADOS — a cada cinco anos, com indicação de um sócio nato, fundador ou efetivo, através de uma ficha padronizada, preenchida e firmada civilmente (reconhecida em cartório); com parecer favorável pelo conselho de ética e homologado pela Assembleia Geral, serão aceitos, no quadro de sócios do Garantido.  E estamos em ano de indicação. Qualquer outro método de associar os novos, é ilegal.

Abrindo parênteses — os números da última eleição foi o seguinte: 6.860 associados e 3.542 votantes. Pergunta que me incomoda: O que aconteceu com 3.318 sócios?  Não está na hora de uma atualização no quadro de associados do Garantido?

Fatia 4. O caso da empresa que está recebendo as mensalidades dos associados, calma povo do palanque, a mesma empresa que vende os produtos oficiais do Garantido, está recebendo as mensalidades dos efetivos. Sim! Vamos à aulinha sobre estatuto...  São direito da diretoria: art. 35.  VIII-Fixar o valor da contribuição mensal a ser paga pelo Associado, podendo ser recolhido por instituto congênere; EMPRESA indicada é uma EIRLIE – CNAE 4781400 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios  e a AFBBG - CNAE 9430800 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais; por isso, não são congêneres.

Enfim a Fatia 5 - É mais uma pergunta aos juristas que acessam o nosso blog. O Art.25, que fala sobre o que compete privativamente à Assembleia Geral: VI-Decidir sobre a alienação, a oneração e a aquisição de bens permanentes ou de direitos, bem como qualquer obrigação de expressão econômica superior a cinco mil vezes o valor da contribuição mensal fixada na forma do Artigo 36, inciso VIII, deste Estatuo. Efetuando a continha 10.00 x 5.000 = R$50.000 (50mil reais), logo tudo o que for obrigação do Boi Garantido como forma de pagamento, no valor de R$50.001, precisa passar pela assembleia... é isso?????

Finalizando deixo, mais uma vez, que sou sócia, quite com suas obrigações estatutárias (paguei em janeiro 2021, a minha anuidade), estou cumprindo um dos meus deveres como associada no Art.9.º, I-Zelar pelo patrimônio e pelo bom nome da Associação;

Consigo resmungar. Eu vou, reler o Estatuo do Boi Garantido. 

 

 

Artistas do Garantido mudam de endereço

 

Estava concentradíssima, trabalhando no meu site (metidíssima) e não percebi que o celular estava no silencioso, e de repente, mas que de repente, ouço um recado…

  Você já está no contrário também???. Era Charlene Duvallier, que terminou o recadinho com vários palavrões impublicáveis. Ainda sem entender a mensagem retorno à ligação.

— Olá minha mais perfeita amiga, como estás?  A doçura em pessoa me responde, assim:

— Pelo tom da voz, já sei que Alice, ainda não voltou do país das maravilhas, afffff!!!!!!  Fofa, vou te contar as últimas novidades, vários CEPs (código de endereçamento postal) da Baixa estão mudando para o Zeca Xibelão? E pelo silêncio do outro lado da  linha, eu, imagino que estás com àquela cara de interrogações infinitas e afirmando:  Charlene Duvallier já está com  o terrorismo! E sem pausa Charlene, sadicamente, continua:

— Então vou logo  te dizendo: prepara o lenço, pois lezinha como és, cê vai chorar é pouco. Calo-me, não quero saber quem está indo pro lado dos smurfs. E Charlene  Duvallier, continua; eleva o chicote e bate sem dó na minha alma, aflita afasto o fone do ouvido, com medo que Charlie, cite os nomes dos novos moradores do Zeca Xibelão, e a megera continua em sua tortura.

— Coisa fácil mesmo é esquecer promessa de campanha. Lembro bem de uma máxima, dita com frequência nas entrevistas, do atual presidente: “os bons ficam sempre no Garantido”! O que não foi dito é que essa frase tinha complemento, “os bons que votaram em mim” … e mais uma vez, nossos artistas são obrigados a sair do Garantido, por ter coragem de exercer o seu direito do VOTO… Enquanto isso,  viva a democracia da chibata e da mordaça.  Espero que essa estadia no lado de lá, seja breve!

Ouvindo a voz embargada de Charlene Duvallier, sei que o momento não é de brincadeira, mesmo assim, tento, um argumentar timidamente.

— Charlene, tenha calma, em 2023, teremos novas eleições e o cenário pode voltar a ser favorável.  Quase sem terminar a frase, ouço do outro lado da linha, mais palavrões cabeludos.

— O maior problema não é ir para o contrário, o mais grave é perder a liberdade de se expressar nas urnas, é não ter a confiança do respeito e reconhecimento do seu talento, da sua história no Garantido. Saber que o discurso orgulhoso dos títulos que você ajudou a trazer para Baixa, não é o peso para assinar o novo contrato de trabalho, que, na verdade, o que te faz “trabalhador no Garantido, é ser omisso, engessado, sem opinião política”. Fofa eu fico tensa, ao pensar que constataremos na arena de 2022, no Festival Folclórico de Parintins, um Garantido disputando com ele mesmo. Ainda emocionada Charlie, continua o seu desabafo.

— Do jeito que a caneta azul, do papai Smurf, está  sendo usada para assinar novos contratos; eu só quero ver quem ficará para  apagar a luz do Curral da Samel. Antes, mesmo que eu possa dizer algo, mas  Charlene Duvallier, desliga o celular.

Euzinha, refletindo sobre os últimos acontecimentos, e penso cá com minhas penas: bem que essa “norma” poderia ir para as eleições partidárias; observaremos o cenário. Eleições para presidente do Brasil 2022 – Aquele cagão, que nunca fala o que disse, perde pro operário (gostosão) e some do Brasil para sempre!

 


O Festival de talentos sem Festival Folclórico em Parintins

A área de eventos foi uma das mais afetas durante a pandemia, sendo, o Festival Folclórico de Parintins um grande evento, foi abalado na base: os Bois Garantido e Caprichoso.

O segmento de eventos abrange nada menos que 70 setores da economia e movimenta anualmente R$ 210 bilhões de faturamento gerando nada menos que R$ 48 bilhões em impostos, representando 4,32% do PIB do país.

Além disso, o setor abrange 60 mil empresas na cadeia de serviços e gera mais de 1,9 milhão de empregos diretos e terceirizados. É um número gigantesco e os eventos estão paralisados há mais de 550 dias.

Mas o talento nunca, jamais será sufocado, amordaçado, encolhido e isso em Parintins é quase uma regra: “fazer da arte uma necessidade física”, os artistas não sossegam e não se aposentam.

O prêmio Feliciano Lana — homenagem ao indígena Sibé, da etnia Desana, que com tinta guache sobre papel, mostrou para o mundo a cultura de seu povo. Ele fez o mundo (constatar) os troncos cortados com serra elétrica às margens do rio e como o desmatamento estava cada vez mais próximo de sua comunidade.

Os vencedores do prêmio da Lei Aldir Blanc, em Parintins, mostraram ao mundo que são multi, são audaciosos, solidários e comprometidos com a cidade do Boi-Bumbá.

Gostaria de citar um por um, mas fecharei em dois nomes Marialvo Brandão e Roberto Reis, trabalhadores da arte parintinense, acostumados a construir grandes alegorias e tirar de nós, pobres mortais, suspiros e lágrimas a cada apresentação do Boi Garantido na arena.

* Roberto Reis, com o seu prêmio, retratou em suas telas (acrílicas sobre tela) as lendas que permeiam o imaginário nortista. A exposição “Nossa Arte e Magia que Encanta o Mundo” acontece no Mercado Municipal Leopoldo Neves em Parintins, de 14.09 à 21.09.2021.
                Lenda da Matinta Perera – Boi Garantido 2018


* Marialvo Brandão nos leva para a cultura dos povos originários, nos faz reviver os grandes Rituais Indígenas do Boi Garantido, 10 maquetes, perfeitas, mostram os detalhes das alegorias do Festival de Parintins. A Exposição das miniaturas, foram produzidas, retratando os últimos 10 anos, de arena do Marialvo Brandão e podem ser conferidas na exposição “Rituais Indígenas, desvendando os segredos alegóricos” no Hall do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro ( Bumbódromo) de 15.09 à 25.09.2021.
                      Ritual de Escarificação - Boi Garantido 2017

Minha total reverência aos artistas, vencedores do prêmio Feliciano Lana, por dar trabalho as suas equipes, para os torcedores que não tem a oportunidade de ir aos galpões de alegoria, cada artista tem a sua própria equipe, que os acompanha desde sempre. Existe, entre eles, irmandade e lealdade, e durante essa pandemia, não foi diferente.
















Nota de Esclarecimento

 


Hoje, o Conselho Fiscal da Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido, lançou nas redes sociais uma “NOTA DE ESCLARECIMENTO”, endereçada a sociedade e aos associados. A nota torna, púbico o descumprimento do Estatuto, pelo atual presidente do Boi Garantido, Estatuto, esse, que o presidente jurou cumprir no momento da posse. 

Vamos entender os Artigos que respaldam a Nota de Esclarecimento do Conselho Fiscal da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido.

CAPÍTULO VIII   -  DA DIRETORIA.

§4º. A Diretoria será nomeada pelo Presidente, 20(vinte) dias após a eleição, e terá o nome de seus membros homologados, em Assembleia.

Art. 35. Compete à Diretoria:

IX-     Apresentar, até o décimo quinto dia do mês subsequente ao vencido, o balancete mensal das receitas e despesas da Associação, para exame e manifestação do Conselho Fiscal;

X-      Apresentar o Relatório de Atividades e a Prestação de Contas anuais da Diretoria ao Conselho Fiscal, contendo o demonstrativo das receitas e os comprovantes das despesas efetuadas no exercício, com obediência à Lei Complementar Federal nº. 101/200 – Lei de Responsabilidade Fiscal, quando couber, para exame e oferecimento de parecer, no prazo de até vinte dias, submetendo-os, sem seguida, à Assembleia Geral, para aprovação.

DA DESTITUIÇÃO DA DIRETORIA E DO CONSELHO FISCAL E CONSELHO DE ÉTICA.

Art. 60. O Presidente, Vice-presidente e os membros do Conselho Fiscal e Conselho de Ética, poderão ser destituídos de seus cargos, após processo administrativo para apurar infração a este Estatuto, à Legislação Federal ou, ainda, por omissão ou desídia, cuja gravidade impeça o regular desempenho de seu cargo assegurado amplo direito de defesa.

Documento do Conselho Fiscal  na íntegra, 

                                 NOTA DE ESCLARECIMENTO

 O Conselho Fiscal da Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido, colegiado eleito pela Assembleia Geral de Novembro de 2020, vem por meio da maioria dos seus integrantes titulares, repudiar a atuação do presidente da Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido, senhor Antônio Andrade Barbosa, que de forma sistemática, desrespeita o colegiado do Conselho Fiscal do Boi Garantido e a Nação Vermelha e Branca. O desrespeito e o desprezo do mandatário que também fora eleito na mesma assembleia, está caracterizado ao deixar de prestar contas das movimentações financeiras mensais do Boi Garantido, como rege o Estatuto desta instituição.

 O Conselho Fiscal do Boi Garantido informa a toda a sociedade, de forma especial aos associados e torcedores do Boi Garantido, que 10 ofícios solicitando prestação de contas mensais foram recebidas e nenhuma respondido pelo Presidente Antônio Andrade. É dever do gestor, previsto no Estatuto, fazer essa prestação de contas, pois os pareceres são mensais e não podem ser feitos até esta data, pelas repetidas negativas do presidente.

Não nos dirigimos a Diretoria Financeira do Boi Garantido, pois também, até a presente data, não houve a nomeação de diretores, desrespeitando mais uma vez o estatuto do Boi, que exige a nomeação e aprovação em assembleia em no máximo um mês após a posse do presidente. Lembramos ainda que este Conselho Fiscal solicitou do Presidente Antônio Andrade, em ofício, informações dos nomes que compõem a diretoria. Não houve resposta.

Entendemos ser o momento adequado para essa manifestação do Conselho Fiscal do Boi Garantido, mediante a contatos quase que diários feitos a nós por trabalhadores do Boi Garantido que reclamam a falta de pagamento por serviços prestados, já no exercício do senhor Presidente Antônio Andrade. As reclamações se acentuou após a Live Parintins de 2021, realizada no bumbódromo dia 26 de junho onde o Boi Garantido e o boi contrário receberam mais de R$ 1 milhão cada, como especificado na imprensa.

O Conselho Fiscal do Boi Garantido não está disposto a debater questões políticas. Não é nossa atribuição. Mas, como autorizado pelos sócios, tem o dever de fiscalizar as contas. Assim como é dever do presidente, prestar contas dos recursos, como prometeu em campanha.

Parintins, 16 de agosto de 2021

Raimundo Oscar

Presidente do Conselho Fiscal

 Astrid Portilho

Membro do Conselho Fiscal


A Bela Adormecida, acordou !



No aconchego do meu lar, lendo as mensagens de apoio para a mais nova MEI no mercado e Charlene Duvallier liga furiosa e explode!

— Fofa manda o endereço desse país da Bela Adormecida, desmemoriada que está encantando o Boi Garantido.   Estou sendo guiada pelo meu amigo, Jack — o Estripador — vamos por partes:

1-       Cadastro de funcionário é com o  FINANCEIRO  e Administrativo, o social cuida de associados... e duas funcionárias antiguíssimas, continuam no game, e sabem de cor e salteado nome e sobrenome de todos os funcionários do Boi;

2-      Uma pergunta, como fica todas as exigências do ministério do trabalho, Sec., prefeitura de Parintins, que documentação era apresentada?  Inclusive, em 2019, foram doadas cestas básicas para os “trabalhadores” de fato do Boi Garantido. E essa documentação nominal, continua lá no FINANCEIRO e Administrativo a disposição de todos e todas.

3-      Os kaçaueres...  Eram de responsabilidade da coordenação dos kaçaueres, mais uma vez fico surpresa com essa memória retrograda, presa no 2000, da atual gestão...Apelidos? Assinar recibo de pagamento por apelido?????... essa nem o melhor amigo do Bob Esponja acredita.  Tento argumentar:

— Charlene Duvallier, o presidente falou a verdade dele.

— Isso mesmo. A verdade dele!!!, colocou a equipe dele, os trabalhadores deles, com a lista dele, e tem mais, a última gestão deixou todos os contratos, documentação de funcionários, prestadores de serviço  em dia, na pasta que tem de ser:  ADMINISTRATIVO, bastava procurar no lugar certo.

Antes de desligar o celular, e dá o merecido descanso aos meus tímpanos, Charlene Duvallier, murmura em tom de zombaria...

 — É isso que dá, acordar a Bela Adormecida, antes dos 100 anos.   

 

 

 

Cartão Vale Alimentação do Garantido

 

O mais recente assunto das redes sociais é o CARTÃO VALE ALIMENTAÇÃO DO BOI GARANTIDO, então fomos à fonte. Em conversa com o presidente Antônio Andrade esclarecemos alguns pontos o sobre o mi mi mi número 1 das redes sociais... Não recebi o cartão do Garantido. Então vamos à entrevista.

Lydia Lucia — presidente qual foi o critério usado para selecionar os nomes de trabalhadores do Boi Garantido para recebimento do auxílio Alimentação?

Antônio Andrade — Buscamos nos arquivos do Boi Garantido, os contratos de artistas de 2019, e fizemos uma triagem CADASTRO COMPLETO. Uma das exigências dos patrocinadores para a doação do Vale Alimentação era a documentação completa de cada beneficiado...

Lydia Lucia — Tarefa fácil, desde 2015, o Garantido trabalha com Empreendedores Individuais, certo?

Antônio Andrade — Deveria, mas nas listas encontradas por nossa equipe, existiam muitas lacunas, do tipo: quando tínhamos nomes completos, faltava documento de comprovação de endereço, ou cópias de CPF e até RG, não estavam nas pastas, sem falar nos contatos telefônicos, endereços desatualizados 

Lydia Lucia — e como eram feitos os pagamentos anteriores, sem essa documentação?

Antônio Andrade — Explicando melhor, a equipe dos kaçaueres, em muitos casos, apareciam os   apelidos, na relação de prestadores de serviço.

Lydia Lucia —hoje, 2021, como é a classificação “trabalhadores” do Boi Garantido, nesse tempo de pandemia?

Antônio Andrade —   No caso específico do cartão Vale Alimentação, pela necessidade de ampliamos os benefícios, além da palavra "trabalhadores”, e nossos trabalhadores estão no Garantido Show, equipe dos artistas que fizeram os cenários nas lives, artistas, músicos, batuqueiros que também estivera nas lives. E abrimos um parêntese, um olhar para os nossos artistas em situação de vulnerabilidade social., como o Gudu, Zé Américo entre outros e mais nossos trabalhadores estão na produção das lives, manutenção das nossas mídias sociais

Lydia Lucia — Quem ficou responsável por esse cadastro, Boi Garantido?

Antônio Andrade — Pelo Boi Garantido, a diretoria social, fez a triagem, indo de casa em casa, quando necessário, preenchendo fichas, tirando cópia de documentos. Um pedido especial, foi feito por mim, à diretoria social, que mantivesse sigilo quanto a finalidade da atualização desse cadastro. Era um projeto, trabalhávamos com a 50% de oportunidades para dar certo, mas tinha os outros 50% para ser trabalhado. Eu não queria especulação, muito menos, crise de ansiedade.  Queria fazer tudo em silêncio e conseguimos e apresentar resultado positivo.

Lydia Lucia —    Em sua campanha, uma das bandeiras foi a valorização da “Velha Guarda”. Quantos artistas, considerando da velha guarda, não estão na relação de artistas do Boi Garantido?

Antônio Andrade — A Velha Guarda continua sendo uma de minhas principais bandeiras, ainda vamos valorizar e muito a todos e todas que escreveram direta ou indiretamente a história do Boi Garantido. Durante a semana estava revendo uma foto de 2002, tirada com vários amigos garantido. Fiquei em choque, a única pessoa viva, dos que estavam na foto era EU! Isso pesa, isso acende todos os meus sentidos de alerta, gosto da homenagem em vida, do reconhecimento vivo.

Lydia Lucia —    Como o senhor classificar um associado do Boi Garantido como VELHA GUARDA?

Antônio Andrade — A velha guarda não é só o trabalhador, a velha guarda do Boi Garantido é formada por trabalhadores, colaboradores, associados e torcedores. E, os membros da nossa diretoria estão auxiliando em um projeto para a  valorização, permanente da velha guarda do Boi Garantido.

Lydia Lucia —     O senhor pode adiantar algo do projeto?

Antônio Andrade —   Estamos com o projeto em andamento, mas é um evento para o dia do Idoso (01.10). Vou fazer um dia de lazer, onde a prioridade é o mestre e mestra, tudo será voltado para o “querer” da velha guarda. Vamos abrir as portas da cidade Garantido para eles possam sentar e jogar dominó, conversar  ou pescar, fazer um crochê, um artesanato, um desenho… queremos tirar sorrisos e suspiros da nossa velha guarda ao voltar para sua casa Garantido.

Lydia Lucia — A mudança sugerida em seu texto (face) se refere ao galpão ou social, em uma possível inclusão de JB Monteverde e Jair Mendes

Antônio Andrade —   Queremos ouvir mais, saber mais sobre o dia a dia da nossa velha guarda, volto a afirmar reconhecimento, agradecimento e homenagens devem ser feitas em vida.

Lydia Lucia — Muito obrigada! Presidente Antônio Andrade.

Antônio Andrade —   Estou sempre a disposição de todos da imprensa!

 

 


Resistência Cultural


O Evento Desfile Show2ª Edição, tem como proposta apresentar um pocket show de um desfile de carnaval na avenida, para um espaço fechado. Um carnaval diferente, como diferente está o nosso novo normal, sem os gritos, bandeiras, fogos de um grande desfile das escolas de samba de Manaus.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas para cada R$1,00 (um real) investido no carnaval, tem-se um retorno de R$13,00(treze reais) em geração de renda, criação de emprego, e estímulo de consumo. Com esse volume no retorno do investimento, entendemos melhor a mão da indústria cultural nas festas populares, entendemos melhor a quebrada que foi dada na renda do trabalhador cultural, que está há dois anos, sem evento, um pequeno evento, elevou a autoestima enchendo de esperança, um público resistente, que eleva a bandeira da cultura da nossa cidade.

Ao juntarmos as palavras CARNAVAL x ESCOLAS DE SAMBA, o primeiro pensamento é COMPETIÇÃO! Nesse fim de semana estive no evento voltado para o carnaval com várias escolas de samba e não houve competição... era uma CELEBRAÇÃO.

O DESFILE SHOW 2.ª Edição, tendo como anfitrião o GRES Unidos da Cidade Nova, uma escola de samba do grupo de acesso, sem muita mídia, com pouco espaço nas pautas que falam de carnaval, aconteceu de forma aconchegante, acariciando a saudade do carnaval de Manaus.

O segundo motivo para ir ao Desfile Show 2.ª edição, é que a escola de Samba Vitória Régia abriu suas portas para receber a irmãzinha da Cidade Nova, como torcedora da verde e rosa, orgulhosa da atitude solidaria, usei meu melhor sorriso e fui encontrar pessoas queridas do mundo momesco.

A programação tinha um tempo estimado de 04 horas, de transmissão com show das convidadas Gres Unidos do Alvorada, Sem Compromisso, Vitória Regia e  Unidos da Cidade Nova e com a participação do Instituto Reino do Amanhã.

A produção de evento cultural passa, necessariamente, pela informação que você deseja transmitir. Hoje, com a febre e necessidade das lives, o esforço para ser um encontro exclusivo com o internauta tem que ser mais intimista, pessoal, para que o torcedor permaneça na sala, no seu quarto ou com seus familiares assistindo ao evento, com a certeza, que tudo foi produzido exclusivamente para ele.

E a Escola de Samba Unidos da Cidade Nova fez o seu dever de casa com capricho e zelo, um evento simples, dinâmico, que falou de carnaval, como conhecemos e gostamos, sem firulas, sem coisas de outro planeta, mas foi, exatamente o que esperávamos... alegria, sorriso e samba no pé.

A abertura do show foi feita pela escola de Mestre-sala e Porta-bandeira A Fênix, um carinho na alma, novos talentos despertados para o futuro do nosso carnaval. A programação segue com o Instituto Reino do Amanhã, que trabalha com as crianças do bairro Morro da Liberdade, garantido que o samba não vai morrer. Uma pausa, as escolas convidadas se preparam para o ápice do evento.

Uma pausa??? Tapa na cara de quem estava com o dedo no controle para muar de canal. Veio com tudo a cantora Nely Miranda, sambista, da classe de resistência e que nos faz entender que tem“ mulher no samba sim”, entrou cantando suave, gostoso, foi para o samba de enredo, inesquecíveis de nossa cidade e finalizou deixando o seu recado como compositora- samba autoral, falando do nosso compromisso com as mudanças comportamentais diante da pandemia que nos jogou para fora da rede.

E o tamborim começa aquecendo ainda mais a noite, aquele frenesi, gostoso, vai subindo... É carnaval de Manaus!!! Show do Gres Unidos do Alvorada, Sem Compromisso, Vitória Régia e Unidos da Cidade Nova.

Gratificante mesmo, é ver a equipe de produção das escolas de Samba “trabalhando”. A dedicação de cada produtor que coordena uma ala em sua agremiação, é de encher o peito de gratidão. Tudo acontece como tem que acontecer, em um grande espetáculo, mesmo quando esse espetáculo dura 30 minutos: as fantasias dispostas na sequência da apresentação, tesoura, agulha, linhas, e maquiagem nas mãos da equipe. O clima é de festa! Há comemoração, pelo fazer bem feito, mesmo que o elenco seja reduzido e que os aplausos sejam inaudíveis... o show tem que continuar!!!!

Vida longa aos produtores anônimos, aquela turma que não está na frente dos refletores e as câmeras não captam detalhes de suas mãos, mas o adorno do corpo, o colorido das pedrarias, penas, plumas, a pintura que emoldura o sorriso perfeito, são aplaudidos de pé, e na coxia, uma equipe vibra satisfeita com cada comentário positivo da audiência. A maior festa profana, a festa que celebra a carne, os prazeres terrenos, faz elevar a alma dos torcedores apaixonados, saudosos, do rufar dos tambores.

É oportuno, vale a pena lembrar dos benefícios que os investimentos no Carnaval, enquanto cultura popular: a possibilidade de geração de renda, emprego, o fortalecimento do carnaval, preservação do trabalho de artistas, a distribuição do investimento beneficiando grupos culturais locais (músicos, atores, produtores culturais, poetas, etc.) o comércio local (mais empregos formais e arrecadação de impostos), os ambulantes locais (a geração de renda para as classes pobres): um círculo virtuoso que exige: carnaval e samba não sejam tratados meramente como "produto”.

Continuamos com a certeza que as raízes fincadas nas comunidades, barracões, arquibancadas ou seguindo do trio elétrico, a voz da cultura popular RESISTÊNCIA CULTURAL do nosso país.

Parabéns aos envolvidos no Desfile Show 2.ª Edição, em especial a presidente da Unidos Cidade Nova, Fátima Romano Pinto, que mostrou a competência digna dos grandes dirigentes ao realizar um evento desse porte, dessa importância.

OBS. Esse é o link  para DESFILE SHOW -SEGUNDA EDIÇÃO

 

Não tô nem aí pra cobra do Jair! Ou pro Jair????

 

Foto: Portal Marcos Santos
Foto: Portal Marcos Santos
                             
Entre uma colherada e outra e tentando almoçar, ouvindo os berros de Charlene Duvallier ao celular, sobre um post no feicibuque...

— Fofa, pelo amor de Deus... o que está acontecendo com esse povo do Garantido... é sequela do pós-covid19?. Pacientemente, eu pergunto:

— Mas o que aconteceu em Roma? Charlene Duvallier vocifera palavrões feios, mas tão feio, que não ouso transcrever, e continua falando sem parar:

— Durante as campanhas para presidente do AFBBG, o que mais ouvimos foi: VELHA GUARDA prá cá, VELHA GUARDA prá lá, direitos, privilégios, reconhecimento, carinho, aplausos, placas e blá, blá, blá,para aos mais velhos que escreveram a história do Boi. E de repente, leio no feicibuque um post que o Mestre Jair Mendes foi barrado nos portões do bumbódromo, isso, na última live do Boi Garantido... Ainda sem entender a confusão, tento argumentar com a minha amiga.

— Charlie, devemos entender o que aconteceu, não seria devido à idade avançada do mestre? Não seria por prevenção, pois o mestre vinha de um quadro de covid 19? Ouço grunhidos, semelhantes ao de uma besta fera, do outro lado da linha e tremo nas bases.

— Pqp, pode parar... se for por idade, o AA é do grupo de risco, por cuidados com o Covid19, a maioria dos presentes  já foi contaminado pelo coronavírus. Mas, nada vai me fazer entender o porquê ELE, O MESTRE, O DONO DO CORAÇÃO NA TESTA DO BOI GARANTIDO foi BARRADO no espetáculo do boi que ele criou, deu sopro e cor de vida, doou sua família, seu talento, sua alma... não justifica. Existe protocolo de prevenção, existe área restrita, existe boa vontade e respeito.

Vários torcedores reagiram imediatamente, mas, vou transcrever o post de Dé Monteverde, que fala tudo o que eu gostaria de dizer, se o post não tivesse sido excluído:

“É isso. Nossos pioneiros. Digo nossos artistas que deram a vida literalmente pra ascensão do festival. Estão na masmorra da cultura Parintinense. É um discurso vazio para mim. Quando nas toadas homenageiam os entes que se fizeram tudo isso acontecer. Com uma ponta ou pompa de entusiasmo, quando falam em Baixa do São José, caboclo perrexes e etc. Tudo discurso furado vago.... o que há é um descaso, e muitos dos nossos artistas até fome estão passando. Fica aqui minha indignação também”.

Fico quietinha, e Charlene Duvallier, desliga o celular e pairando no ar fica aquela dúvida. Não tô nem aí pra cobra do Jair! Ou pro Jair????

A palavra é: Informação

Dizem as boas línguas que todo torcedor de Garantido e Caprichoso é um jurado em excelência do Festival Folclórico de Parintins, e falando dessa paixão. O que não falta é especialista!

Nas redes sociais os especialistas são divididos em algumas categorias: I) os Boiólogos — Os donos de todas as verdades, informações e teorias sobre a origem dos Bois de Parintins. Esses estudiosos (moderníssimos) afirmam que sabem quem é o fundador do Boi Caprichoso, assim como qual foi a doença de — Lindolfo Monteverde, curada por São João Batista; II) Os que se acham – Conhecem todos os bastidores no período do Festival. Filhos prediletos de “Candinha”, adoram os furos de reportagem sobre itens, ex-itens, diretoria, jurados, tricicleiros, puxa-saco, pescadores e etc.; III) As figuras que a Farinha Cria — Os mais próximos de tudo e de todos, aqueles seres iluminados que se acham membros ilustres das famílias e artistas mais tradicionais de Parintins, são amigos de todos e de todas, só não estão presente nas fotos de família, (inclusive as antigas) porque são os fotógrafos.

Então, para esse povo que tem sempre Parintins na pauta diária trazemos uma dica: 

Websérie o Raio-X do Festival de Parintins. O produto é destinado a estudantes da rede pública de ensino, fundamental e Médio, e pode ser consumido também pelo público em geral. A distribuição do material será via Centro de Mídias de Educação do Amazonas, veiculadas no programa Saber+, durante seis quartas-feiras,começando  no dia 21 de julho, no canal 20.4 (TV Tiradentes) às 10h, e com ‘reprises’ às 15h e às 19h na TV Digital aberta, através da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Seduc-AM.

Um material valiosíssimo é necessário e indispensável para ampliação do OLHAR dos nossos especialistas das redes sociais.

 De aspecto didático e de fácil compreensão a Websérie é narrada pela ótica de quem produz a festa, e revela o processo criativo de profissionais envolvidos dentro do espetáculo. Depoimentos que antes só se ouviam nos bastidores desmistifica como os artistas pensam e desenvolvem o conceito para os espetáculos do Festival de Parintins. Em formato de documentário de conteúdo socioeducacional a Websérie envolve diversos profissionais da arte como: bailarinos, coreógrafos, compositores, musicistas, alegoristas, artistas plásticos, aderecistas, atores, teatrólogos, figurinistas e indumentaristas.

Para os novos “doutores” do Festival, ainda podem escolher o assunto que querem se aprofundar. A Websérie é dividida em seis episódios a traz explanações que abordam teorias e práticas dos profissionais que atuam no Festival Folclórico de Parintins há mais de 15 anos. Compõem o time de palestrantes:

Ericky Nakanome (Mestre em Belas Artes e Presidente do Conselho de Arte do Boi Bumbá Caprichoso),  

No episódio 1, o profissional Ericky Nakanome, abordará como se dá o processo criativo da construção de um projeto de arena, bem como os alicerces das artes visuais;

O episódio 2, Irian Butel, Rodrigo, Jair, Erick e Pedro explanam o movimento e arte da dança dentro do espetáculo folclórico;


Irian Butel (dançarina e coreógrafa),
  


Rodrigo Cabral (coreógrafo), 




Jair Almeida (coreógrafo), 




Erick Beltrão (coreógrafo), 





Pedro Evangelista (coreógrafo),


Marcos Moura (compositor, musicistas e produtor cultural, e músico do Boi Bumbá Garantido), 

Já no episódio 3, o compositor Marcos Moura, explicará como desenvolve seu método de produção, composição e dos temas que aborda nas toadas de boi-bumbá;

Juarez Lima (alegorista, artista plástico e ferreiro)

O episódio 4, o artista plástico Juarez Lima, vai ilustrar como acontece o processo de concepção alegórica bem como a parte robótica de movimentos; 

Chico Cardoso (Teatrólogo e diretor de espetáculos) Chegando no episódio 5, o teatrólogo Chico Cardoso, clarifica seu processo metodológico para a direção de um espetáculo bem como a teatralização humana no Festival; 

Tarcísio Gonzaga (figurinista e indumentarista). Finalizando com o episódio 6, Tarcísio Gonzaga explicará como desenvolve figurinos e indumentárias nas temáticas do espetáculo.


Aos nossos amigos de fora, venham para o Festival Folclórico de Parintins! Na ilha você vai sentir o calor do sol amazonense, o  ar puro, produzido pela maior Floresta do Planeta, a cordialidade de um povo que sorrir com os olhos, vem comer bodó, o peixe mais gostoso do universo... Nada se compara ao nosso festival.

Deixo os meus parabéns a equipe da Maná  Produções e Eventos, em especial para minha queridíssima Márcia Nogueira, que expressa  esse amor pela cultura, diariamente, e que vive em busca de novas formas de ampliar esse olhar para a cultura Nortista.