Quando dói, eu grito!!!!


(Texto longo, se tens preguiça de ler, sai logo do blog)

“... nos momentos difíceis, alguns deles bem sacrificantes, muitas vezes desumanos e que são desconhecidos pela imensa maioria de torcedores”. Marialvo Brandão-2021.

E as lembranças jorram em meus olhos, vejo na íntegra o sentimento que essas palavras carregam, a doação incondicional à cultura popular, o viver acreditando que a sua contribuição ao fazer cultura merece respeito.

Sim, ninguém é insubstituível! Mas eu aprendi, que você precisa saber, muito bem, o que vai “colocar no lugar” quando retira uma peça do contexto, essa “substituição” é que precisa ser avaliada pelos estragos que ela possa fazer na engrenagem.

Ainda vivendo as palavras do artista Marialvo Brandão, que com Roberto Reis, parecem ter um só sobrenome Marialvo Brandão Roberto Reis, Roberto Reis Marialvo Brandão - de tão unidos que são. Lembro quando os conheci (não pessoalmente) em 2013, estava fazendo parte da assessoria para uma escola de samba, e precisa listar nomes para compor a equipe de carnaval, e tio Chico Cardoso, indicou Marialvo e Roberto, com a seguinte recomendação: “uma olhadinha no trabalho desses “meninos” são bons para #¿$?%!¡.”, olhei, admirei, adorei. Infelizmente, a direção foi para outro caminho, mas me tornei super fã, seguidora cega da dupla e sem vergonha de assumir minha idolatria.

Pegando carona nas palavras de Marialvo, lembro de alguns fatos “desconhecidos”: a multiplicidade dos talentos dos artistas de Parintins.

Memoria 1. Artista de galpão  não têm hora para sair dos galpões de alegoria, mudam de endereço, literalmente.  Precisam ser Magaiver e resolver com muita, bastante, criatividade a falta de material ou material adequado, e colocar na arena a melhor alegoria para ganhar do contrário;

Memoria 2. Artista de galpão é extraterrestre, tem tecnologia na ponta dos dedos, nas gavetas, na solda, no bolso, sei lá! Eu só sei que uma coisa, é inimaginável, para os seres humanos normais, como eu. Pois, eles fazem brotar efeitos na arena, na hora que tudo quebra, tudo engata, tudo trava, não interessa a razão da parada, a alegoria precisa ser perfeita aos olhos dos jurados, torcedores e a coisa, VAI!!

Memoria 3. Artista de galpão precisa ser casado com SANTA. A esposa precisa entender o período de ausência, curar as dores físicas e emocionais dos maridos sem questionar os porquês, precisam alimentar a ele e equipe como filhos, mesmo quando o Boi não os paga. E tem que estar feliz em todas as fotos.

Memoria 4. Artista de galpão tem que ser falso! Quando o sincero faz cobranças, desabafos sobre os acordos quebrados, tipo pagamento em atraso, material de segunda, etc., é  chamado de  grossos, intolerante, centralizador  e ditador.

Memoria 5. Artista de galpão precisam ser omissos socialmente! Não deve maldisser a gestão, não deve declarar voto, não deve se envolver em polêmicas políticas, pois arrisca ser chamado mal-agradecido, aquele que cospe no prato que comeu, traíra, judas, incompetentes, fdp e muito mais. Precisa ser surdo, cego e mudo para permanecer na equipe de artistas nos anos seguintes após uma eleição.

Minha memória particular 1. Vi, Marialvo Brandão doente, entorpecido de remédios, no seu galpão, pegando chuva na concentração com febre altíssima, todo entupido comandando a sua equipe, compromisso com o resultado, mesmo comprometendo a sua própria saúde.

Memoria particular 2. Vi, Roberto Reis, sozinho, engatando um cabo de aço em seu carro particular, rebocando a sua alegoria (módulo) para levar da cidade Garantido para arena, pois o espetáculo não pode parar.

Memoria particular 3. Vi, os meus dois amigos, investido suas economias particulares, familiares no pagamento de suas equipes de galpão. Mais uma vez, o espetáculo não pode parar, a responsabilidade do contrato era deles, levar a alegoria para arena,

Depoimento 1. Aprendi com Marialvo – boa vontade e espirito de equipe -nunca me recebeu de cara fechada, reclamando, de mi, mi, mi sempre atendeu os meus pedidos para encaminhamento de entrevistas, mesmo nos últimos minutos, do segundo tempo para entrar na arena, isso é respeito pelo trabalho em equipe, isso é gestão comprometido, isso é liderança, todos e todas são importantes no processo.

Depoimento 2. Aprendi com Roberto — não são as muitas palavras que trazem as verdades nas atitudes de um artista, generosidade no silêncio diz muito mais sobre quem você é. Em 2016, eu estava na arena (ao lado do Maurício-cronometrista) e Roberto me pediu água, sair da arena providenciei a água. 10 minutos depois, ele me pediu outra água, novamente, fui buscar. Então, fiquei observando movimento da arena. Os artistas de ponta, não saem da arena, ficam sem beber água, o espetáculo todo, imagine o tempo de concentração (eles todos ficam nos acabamentos das alegorias suas e dos companheiros) deve desidratar os seres humanos, então, fui procurar  um balde, enchi de água e gelo, e ficava gritando para todos os artistas que passavam próximo de mim... vem beber água, aqui, vem logo! Depois disso, não precisava mais gritar, eles sabiam onde estava a água geladinha, o sorriso e o abraço sincero de gratidão pela excelente execução de sua alegoria na arena. Isso é !!!  Perceber a sensibilidade de um membro da equipe  e sua contribuição ao grupo. Roberto sabia que por minhas atitudes, eu jamais iria me restringir a servir água só para ele.

Quanto ao talento de ambos os artistas, sem palavras, sem adjetivos para descrever... desejo boa sorte, boas lutas, mas sem vitória no campeonato 2022. Amo-os!!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo