Abertura dos Ensaios do Boi-Bumbá Garantido em Manaus

 

Voluntários do MAG - 📸 Altemar Oliveira

Ainda em êxtase com o fim de semana, Charlene Duvallier me cobra o post do Blog.

— Fofa, estou com um tucumã no goela, vamos escrever o nosso post sobre o curral do Garantido em Manaus, agora!

— Bom dia, Charlene Duvallier, como foi a conclusão do intensivo em boas maneiras e civilidade?

— Não concluir, muito chato, regras fechadas demais… mas o que quero falar é do Boi Garantido, pra você como foi o primeiro ensaio?

— Adorei, dancei, chorei, cantei, fui Boi Garantido, como sempre… Curral lindo, bem decorado, iluminado. Ouvir Bruno Costa cantando Toadas em Manaus foi tudoooo, sou fã dele desde sempre, ouvindo Marcia Siqueira cantando a força do feminismo nas toadas é sempre o diferencial do nosso Boi. 

Mas o repertório do Israel Paulain foi um carinho em minha alma, que coisa boa para abrir a temporada, que mensagem linda e dizendo ao meu ouvido: “tudo isso é o que você merece, amor ao Garantido.”

Mas a minha resistência física raramente me permite ficar até o final, mas fiquei para ouvir o Rei, para chorar de emoção com a delicadeza da potência que o David Assayag traz para as nossas toadas, foi tanto amor envolvido que valeu a pena o desconforto de alguns acontecimentos pessoais.

— Desconforto? Enfeitando a m@rd$ por quê? Fala logo!

— Você sabe que trabalho com comunicação também, e é claro que quando chego em um espaço onde se está falando de boi, minha imagem viaja imediatamente para o Garantido… isso enche a minha bola, mas desperta a competição em alguns desavisados.

— Trabalho com nomes, nem vem fazer a fina comigo, fugi da aula de civilidade, conta o fato e dá nome aos egoicos.

— Tu sabes que no MAG nem janela é fechada pra mim, imagina porta… então estou sempre em casa.  Fui para a área reservada a imprensa (sou também da comunicação) e encontrei todos os amigos novos, passados e antepassados… e o Marcelo Guilherme, um queridão, voltando me perguntou: Lydia Lucia, estás no Garantido? respondo claramente, amparada pelo estatuto do Garantido: sim, estou! Ele me diz que está com um grupo de estudantes de um intercambio e blá, blá, blá… Que já havia falado com o Rivaldo (diretor de eventos) que os alunos queriam conhecer o curral do Garantido e se poderiam ir ao palco. Rivaldo disse: claro, sem problemas. Ficamos na fofoca, lembrando do tempo remoto em que nos conhecemos, dos amores que vivemos. Nesse intervalo, avisei para a Teca (assessoria de comunicação MAG) que 12 pessoas estariam chegando e que ficariam nesse espaço de comunicação. Teca me alerta para o número de pessoas no espaço devido à segurança de estrutura do local. Eu responsavelmente respondo. Façamos com que eles façam uma visita rápida para fotos de registro e saio para mostrar o curral, tempo de aliviar a pressão do peso no local.

Daí é que vem o incômodo. O assessor de imprensa do Garantido, em conversa ao pé de ouvido de um mais próximo meu, diz que estou fora do processo do Boi....

— Fofa, você foi lá e deu na cara do novinho?

— Charlie… sou de paz. Apenas respondi. Sou associada, com minhas obrigações estatutárias atualizadas. E estou, estarei sempre envolvida no processo GARANTIDO.

— Mas que fr%$#@co é esse? Fala logo? Tu sabes que descobrirei de qualquer maneira... quero fazer um carinho verbal só pra ele, investigar a vida dele em todas as encarnações.

— Calma calabresa, temos o Estatuto a nosso favor, entenda que eu nem dou um UC de confiança para essas pessoas, sigo amando o meu boi com o meu coração na testa dele.

— Mas o que diz o estatuto, fofa?

DOS DIREITOS

Art.9º. Atendido o disposto no Artigo 11, deste Estatuto, são direitos dos Associados:

II-Participar das festividades e promoções recreativas, sociais e culturais;

Art.10. São deveres dos associados:

I — Zelar pelo patrimônio e pelo bom nome da Associação;

II-Defender as cores e os objetivos da Associação, valendo para manter vivas as tradições do BOI BUMBÁ GARANTIDO.

Aviso aos incautos:

Na mitologia grega, os CENTAUROS representam a metáfora do conflito entre os baixos instintos e o comportamento civilizado dos seres humanos.

A inveja (do latim invidia) é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. A pessoa invejosa ignora suas próprias conquistas e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento. O invejoso ignora tudo o que possui, para cobiçar o que é do próximo.

— Fofa, mande pra ele um bilhetinho: você está, EU SOU GARANTIDO.

 

Um comentário:

  1. Poderíamos dar berros ,e mais berros de situações assim , felizmente ou infelizmente nessa de entra e sai diretoria , sabemos que não são todos os indicados que sabem exercer por profissão seus papéis .uns entram poraqui outris por baixo da mesa e outros pelo ralo e assim sucessivamente, maravilhosos quando tem a ombridade de vim somar ,somar com simpatia , com simplicidade ,com humildade e profissionalismo .Amiga lidia fui testemunho do seu trabalho voluntário, os turistas amaram sua receptividade, aplausos e fogos , muitos fogos, e tipos como vc que nosso boi precisa. Não precisas de estar no processo (diretoria)pra fazer seu papel de associada torcedora ...O GARANTIDO é muito mais que issso..

    ResponderExcluir

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo