Tadeu Garcia ( o imortal das EVOLUÇÕES) ausente do quadro de compositores do Boi Garantido
Lydia Lucia
Vamos de papo reto, sou Lydia Lucia,
Gestora em Eventos, Produtora Cultural, Consultora em Projetos Culturais e atualmente
Empreendedora em Turismo, mas e daí??? Sustento-me com muito orgulho, vivo com
dignidade e tenho marca registrada: GOSTO DE GOSTAR DE PESSOAS.
Ontem recebi umas duas mensagens bem pesadas, estou em Maués,
ministrando um curso para jovens empreendedores e em sala de aula, recebi toda
a energia positiva, para escrever hoje, o meu desabafo pessoal.
Uma de minhas paixões é o Boi
Garantido... amo ser do Garantido, amor viver o Garantido e quando tive
oportunidade (foram boas oportunidades) de contribuir para uma célula do grandioso
Garantido, o fiz com lealdade, com profissionalismo e ética, isso é líquido e
certo em minha trajetória profissional.
Os amigos colecionados nesses 26anos,
de associada, nunca receberam braços cruzados para o abraço, falta de carinho
verbal, uma brincadeira, ou uma negativa para a solução de um problema que eu
pudesse resolver...É claro que essa é a minha via da amizade, pois como o outro
trata a amizade em relação a mim, é uma responsabilidade do outro.
Aproveitei cada oportunidade como
única e se fosse para servir água, café, papel higiênico ou realizar assessoria
de eventos para o Garantido, seria na mais perfeita dignidade... Nunca quis
estar no game para ser um número na multidão. Então, qualquer missão (desde que
dentro da minha capacidade técnica) seria realizada do começo ao fim, sem
atalhos ou falhas.
Cargo, título, rótulos, não me
definem como a profissional, sou, Lydia Lucia, sempre, em qualquer lugar e/ou
situação.
Quanto a Charlene Duvallier, NÃO É MEU ALTER-EGO, faz um tempo que conquistei o meu ESPAÇO DE FALA, e não preciso de Charlene Duvallier como interlocutora. Charlene nasceu da necessidade em ser a VOZ de torcedores, que às vezes por motivos políticos, falta de oportunidade para desenvolver um estilo de escrita, me procuram (isso já faz 12anos), para PUBLICAR A SUA FALA, compartilhar a sua opinião de maneira direta, com pitadas ácidas de humor. Charlene é marca popular, a voz de muitos que diariamente solicitam a minha capacidade de síntese de suas insatisfações.
NUNCA FUI SOMBRA, sou espaçosa,
orgulhosa demais para me encolher e caber atrás de alguém.
Charlene tem vida própria, tem
opinião própria, vive a sua insatisfação e criticidade. Charlene Duvallier tem
muitas vozes, rostos, gostos e gozos.
Quanto a mim, Lydia Lucia, vivo seguindo em frente ...E, como dizem os Curuatás: (...)
minha herança é um Garantido Campeão!!!
Sou teu PAI!!!!
Estou maravilinda, curtindo Maués, que coisa boa é Maués!! E Charlene Duvallier me
liga, aos berros...
— Fofa, estou
fritando (passei do nível chocada voando). Não sei como alguém que vive no
planeta Azul acredita em off quando passa uma fofoca via Uatzap. Acho muito fofo isso!
Bom dia!
Charlene Duvallier, mas não consigo acompanhar a sua viagem, podes me situar?
— Claro que sim,
esses últimos dias foram de muita chuva e fofoca virtual, que até o santo Cristo
duvida da verdade do que lê, nem falo das fantasias sexuais das pessoas, vai
que descobrem as minhas fantasias????, jesusamado, até a cidade de baixo (Parintins)
vai tremer, melhor ficar calada, tenho telhado de vidro e assumo.
Vamos lá, o que
quero te contar, e não podes dizer que fui eu, pois eu nego e nego mesmo na tua cara.
Manazinha, rolou nos bastidores online, uma lauda (texto immmmennnnso) postado em um
grupo fechado, porém aberto, de cobranças, sobre posturas profissionais de A,
B, C, D, Z... um texto tão arrogante, com palavras tão difíceis que se perde no
objetivo da mensagem… “Ser entendido, fazer comunicação”. Massssss quem sou eu,
euzinha, que não sei nem usar
virgula nos próprios textos, para analisar um bom escritor. Mesmo assim, sento
na cadeira de inquisição e te falo, onde parou o meu olhar! (com ajuda de um
dicionário, é claro, li o texto).
O que me chamou
atenção foi a quantidade de cópias que recebi do mesmo texto, a indignação das
pessoas do grupo fechado, com as cobranças, com os ataques (no que deu para
entender, pelos leitores) de uma pessoa, que se mostrou arrogante, furiosa, e a mais próximo e Jeová. E, ficou uma pergunta na minha cabecinha linda. Se, a
intenção era ajudar, porque diminuir?
Charlie, você
poderia me contar logo, o conteúdo do texto.
— Não contarei!
fofa, minha mãe dizia: que tem vergonha não faz vergonha ao outro. As palavras
ásperas, diminuindo a capacidade profissional do outro, é tão sem sentido, em
um momento de desmonte da própria gestão do Garantido, que o texto de cobrança,
perde a razão de ser (entendeu??? As farpas são entre os vermelhos e brancos
rsrsrsr).
A opinião é bem
pessoal mesmo. Quando você quer ajudar… você vem, auxilia, não compete, não
aponta erros para terceiros. Quando você quer ajudar… e não tombar o outro,
você vem, principalmente quando você tem capacidade técnica, conhecimento,
rede. Quando você quer ajudar... você
não espera convite, você se oferece. Quando você quer ajudar a associação, o
grupo, a gangue, os colegas, os parceiros, você simplesmente chega PARA SOMAR...
Se for ao CONTRÁRIO, você faz campanha derrotista, hostiliza, expõe as
fragilidades do outro, menospreza, faz complô, comparações e muito mais.
Uma coisa eu
sei: dor de barriga não dá só uma vez, e os seres “humanos” ficam sempre do
lado da vítima, aliás, nesse caso é EMPATIA, pois, muitas pessoas já estiveram
na berlinda, com os dedos apontados e julgados por hipócritas que se julgam
superiores.
Não é mais o Curral da Samel????
Menos um item na lista de zoação dos Smurfs, a Cidade Garantido é do Garantido.
2 - Quem solicitou a Suspensão do Leilão:
3- Qual o motivo para suspensão do Leilão?R - Foram dois, os motivos:
4- Onde se ampara a legalidade da desistência do leilão?R- Art. 903 § 4º e 5º do Código do Processo Civil.
R- R$1.333.450,00
6. O que seria pago com esse valor do leilão?
R – Originalmente a decisão de leiloar parte do patrimônio do Boi Garantido, foi pagamento de ações trabalhistas.
7. Com a desistência, foi pago algum valor à executada?
R- 10% ( R$ 133.345,00) foram repassados a executada, em uma conta da Caixa Econômica Federal, de titularidade de Emerson Alencar Correia. Ficando os outros 90% convolado (modificado) em penhora.
8. Qual o destino dos 10% pagos à executada?
R- A executada deverá apresentar um plano de ação para pagamento das dívidas trabalhistas em execução, observando os processos com prioridade legal e os mais antigos.
9- Onde pode ser conferido o destino desses 10% pagos ao Garantido?
R- Por lei, pelo Estatuto da Associação, NA PRESTAÇÃO DE CONTAS do BOI GARANTIDO.
10- Quanto teremos acesso à prestação de contas da Associação?
R- Infelizmente e para desespero pessoal, não temos, essa resposta.
Transferências - Downloads
Calendario de Eventos 2022 do Boi-Bumbá Garantido
Euzinha,
a filha preferida, querendo me curar da quase ressaca, de um quase carnaval,
mas para quem tem entre amigas favoritas, Charlene Duvallier, não pode nunca
sentir calma.
—
Oi! fofa!!! Trago boas novidades, mandei no teu aplicativo de mensagens, uma
agenda de EVENTOS do Boi Garantido...
— Charlene,
vai com calma, ainda estou no ritmo das marchinhas, mas é sério, teremos
Boi-Bumbá????
—
Fofa, abre o arquivo e te prepara, vamos para PARINTINS... “Porque de vermelho
e branco não existe solidão!”
Caro
Leitor, recebemos essa PROGRAMAÇÃO, em lista, em um grupo de WhatsApp, não temos
certeza da veracidade das informações.
Você,
leitor ou leitora, tem alguma outra informação compartilha conosco, pois
precisamos nos preparar para viver o melhor Festival Folclórico em Parintins...
Quando não entendemos... GRITAMOS!
Li em algum lugar que os seres supremos “atrofiados” de caráter, que
antes do poder, comprimem a prepotência (entre outros adjetivos), até surgir a
oportunidade de manifestar seus desmandos publicamente… Então, cabe muito bem o
dito popular“ as pessoas não mudam quando chegam ao poder, elas se revelam”.
— Charlene Duvallier, você bebeu???
— Sempre esqueço que para conversar com você eu preciso desenhar
primeiro… vamos lá! A última treta no feicibuque é uma declaração do
representante do presidente do Brasil (leia abaixo)
— E isso é importante???
— Fofa o receptivo para o “representante” foi feito pelo boi azul e branco. E eu fico aqui, perguntando para as minhas miçangas: como explicar que 82,50% dos eleitores da Ilha (leia muitos torcedores do Caprichoso), votaram no Fernando Haddad???. Será que esse abraço prometido é de URSO? Esse papai Smurf ( que levou o receptivo) é tão poderoso para falar em nome de uma nação???? O discurso raso de estratificação da cultura na arena, é só discurso?? São tantas perguntas.
— E o Garantido?
— Fofa, nosso Boi, levantou às duas orelhas,
piscou o olho e disse: vai lá contrário, você está é certo! Vai mais longe
ainda, agradece ao teu presidente da república na arena, dentro do teu
espetáculo… vai
ser lindo!
— Charlene, e aquele discurso no início da
conversa?
— Ah! É uma reflexão para o futuro, para falar do
povo que se acha INATINGÍVEL. Mas é para outro post.
Tadeu Garcia, compositor encarnado, incendeia o SOLO SAGRADO da Francesa!
Fofxs
mudando rapidinho de parceiro, resolvi incomodar, desta vez, o calmo,
tranquilo, quase um monge, Tadeu Garcia.
Esperei dez toques de chamada para ouvir, uma
saudação que mais parecia um ralho:
— Quem é?
Calculando cada palavra, eu respondo: Tadeu
Garcia, recebi o seu contato de uma amiga em comum, a Lydia Lucia, quero fazer
algumas perguntas sobre composição musical, pode ser? Ah! Bom dia, para você
também!!
— Que perguntas? e qual a finalidade?
Publicaremos essa conversa em nosso blog e a
finalidade é esclarecer a sua relação com o boi contrário em 2006.
— Não tenho relação com o boi Caprichoso, o que
aconteceu em 2006, foi um acordo comercial, profissional, apresentei duas
toadas, foram aprovadas, assinamos um contrato e ponto final.
Bom, chegou aos nossos ouvidos que você está sendo
levando no bico, quanto os seus direitos autorais, lá no Boi Caprichoso, é isso?
— Não sei o que vocês ouviram, mas a história é a
seguinte: em 2006, compus duas toadas - Esplendor da Noite e Mulher Guerreira
para CD Amazônia Solo Sagrado. O meu contrato foi SOMENTE para execução na
mídia física (CD), por um ano. Ou seja, para regravação ou qualquer outro
modelo de reprodução das minhas toadas, após 2006, é preciso outro acordo,
contrato novas autorizações.
Entendi, então, isso não é coisa de compositor
chato, briguento, ranzinza, bipolar, preto e mora longe? ... Nada pessoal, viu
Tadeu, eu te amo!!
— Sei que você me ama... Isso, segundo a Lei 9.610
sobre direitos autorais, implica em sanções, tanto do ponto de vista dos
direitos patrimoniais, quanto do direito moral do autor, pois aí atinge o grave
desrespeito em que nem sequer, nas plataformas a Associação cita o NOME DO
AUTOR. Parece-me uma omissão proposital: não querer pagar a parte dos direitos
que cabe ao autor e também desrespeitar conscientemente. Sou preto, briguento,
marrento e conhecedor dos meus direitos e deveres. Não devo nada a ninguém, por
isso cobro quem me deve.
Tadeu, mas o que o boi da francesa está te devendo?
— Fiz uma busca pelo pagamento dos direitos
autorais de minhas obras (toadas), e percebi que o Boi Caprichoso
disponibilizou em vários canais virtuais as minhas obras, mas sem as devidas
autorizações. Incluíram, inclusive, minhas toadas em uma nova mídia digital o
CD 20 anos do Bar do Boi, e em uma mídia impressa também.
Pára tudooooo... quer dizer que do lado também
existe os "aceçores”, também????
— Acredito que sim!!!! Fiz a pesquisa na Onerpn e
o responsável pelo Boi Caprichoso é “impresaoficialcaprichoso@gmail.com,
marquei uma reunião com a pessoa responsável, que me pediu um prazo para
resolver e após a reunião comigo, sumiu, não me atende mais... Então a porta da
negociação pacifica está fechada. quero saber como fica essa receita, pois no
mercado digital o percentual é 25% para o produtor fonográfico (Associação que
disponibilizou o material) e 75% para os autores da obra.
— arrasada!!! Esses “aceçores” não sabem que
EXISTE uma LEI que protege o criador de uma obra intelectual??? E tem mais, a
intermete não é terra sem Lei, desde 2014 tem o seu marco Civil amparado pela
Lei 12 965/2014. Enquanto isso, há 24 anos, na CFB foi aprovada a Lei dos
Direitos Autorais, no ano de 1998 (o aceçor, que lê o nosso blog, ta usando
aquela desculpa: "eu não tinha nem nascido"! Égua, mano! tu pesquisas
outras coisas mais velhas nas redes sociais, coisas até improprias). Anota
logo: LEI 9.610/98,e ter preserva desses erros amadores. Mas meu preto, terá
ação judicial?
— Te esperou, já estou com todas as informações
para fazer valer os meus direitos. A bronca vai começar...
Tens a curiosidade de ler as letras das duas
toadas do Tadeu Garcia no Boi da Francesa? (ele autorizou rsrsr) leia comigo:
NOITE DE ESPLENDOR
Nesta noite de esplendor
Fico feliz que o caprichoso vai chegar
Quanta gente linda se produz
A festa é reluzente em todo azul
Sinta forte o símbolo da emoção
A visão estrela a nos conquistar
Inspira para ecoar a nossa voz
Caprichoso - amor de todos nós
Os fogos incendiam um clarão
Anunciando a espera da contagem (é um,é dois,é
três)
O touro caprichoso vai brincar
Tudo é permitido no luar
Um belo anseio ao coração
Seja caprichoso
Esteja mais feliz - peão
Eu sou caprichoso
A força de ser campeão
MULHER GUEREIRA
Quero lhe encontrar
Seja onde for
Guerreira
Lutando
A Amazônia está
Nas noites de calor
Sensível
Ao ideal de amor
As belas formas de dançar
Avançam nos passos
Ao som da toada
Liberdade vem bailar
Nos vôos suaves
Com asas de prata
Esta terra não é ilusão
Sabemos nela preservar
Beleza, gestos de emoção
Lição pra natureza amar
Divina cunhã simboliza os florais
Nossa aldeia
É o azul vivendo em paz
Divina cunhã
Quem embala o luar
Incendeia
O azul em nosso olhar
Vacinas salvam vidas !
Sem PERU no meu Natal
Eu sei o que é tortura chinesa! Charlene Duvallier, não dá trégua, liga às 7h, da madrugada, e nem dá um bom dia! Meu Senhor, como posso cultivar o meu espirito natalino, com tanto mal humor?
Em quase silencio, ouço quietinha só no: hum, sei, sério? Nossa! E a metralhadora de palavras e palavrões não dá pausa, nem recarrega...
Fofa, você acompanha as notícias da nossa Associação Folclórico Boi Bumbá Garantido? Mana,eu vasculho tudo, porque eu sou fã desse feicibuque. Coisa boa é fofoca online, o que os olhos não vêm o povo do feice posta na hora... égua!!!! Esse povo é onipresente, sabe de tudo, mesmo!
Tem uma agenda do dia a dia (e noites calientes) do povo da “nova gestão”, que rola em grupos privados da outra ferramenta poderosa - o uatizap , que é proibida para menores de 18 anos, pessoas com problemas cardíacos e ejaculação precoce. Avemaria, deus me livre, mas quem me dera, ir para algumas dessas festinhas...do jeito que tá ralado aqui em casa, comer carne de primeira, beber de “graça” até o K... fazer bico, deve ser outro nível. Vai que alguém, fica sem noção e me chama! K k k k k . Mas... o mais fodástico mesmo, é dormir nos braços de Orfeu, Morfeu e Ofélias!!! Dava logo um porre num artista do galpão de alegorias.. aff!!! Só “delirium”
Mas existe sempre aquele povo invejoso, enganado por promessas, não sabe mais para quem apelas e ai manazinha , corre para o muro das lamentações (feicibuque) e publica a sua nota, causando o rebuceteio na rede.
Gente pelo amor das oportunidades, isso não pode acontecer, é propaganda ruim e prejudica a vibe de quem vive na sombra e água fresca, sem empatia e correndo contra o tempo, pois sabe que tudo acaba em dois anos. Estamos na época de SOLIDARIEDADE!!!
Leia a nota:
Mas a turma da baixa quando sai, vai com pompas e circunstancias. Ter a nota de S.O.S ME PAGA, lida em um programa de maior audiência da Ilha, não é pra qualquer um.
Ouça a Nota:
E o fuxico chega lá na francesa que de cima do seu salto XV, empresta solidariedade aos vigias da Cidade Garantido.
Lei a nota solidária:
Meio tonta, faço Charlene Duvallier parar.
— Charlene, por favor, me ouça: você já pensou em sair das redes sociais e vir para a parte legal dessa história?
— Como assim, Fofa? O que seria mais real que expor, publicamente, as promessas não cumpridas, desrespeito aos associados, calote em trabalhadores, nos fornecedores, músicos, colaboradores, não prestar contas com a associação, qual o canal de comunicação que o associado tem, fora das redes sociais????
— Charlie, calma! a AFBBG tem um ESTATUTO, poderia ser melhor, mas é o que temos pra hoje. Como associados, podemos frear esses desmandos, essa sensação de impunidade e desrespeito às leis que deveriam nos nortear.
— Certo, então me explica melhor!
— Acionar o Conselho de Ética, eleito de forma democrática como zelador do cumprimento do nosso Estatuto. Que segundo Art. 48. Que está entre suas atribuições:
I-Fiscalizar o pleno cumprimento das regras estatutárias;
IV-Manifestar e protestar diante de atitudes contrárias aos princípios da Associação, quando praticados por associados, itens e contratados.
— Quem pode e como aciona o Conselho de Ética?
— Seguindo o nosso Estatuto em Art.15. A representação por conduta irregular será escrita ou tomada a termo pelo 1º, ou 2º secretário, firmada pelo Associado Representante e instruída com os documentos necessários tendentes a provar o alegado, inclusive o rol de testemunhas, limitado a três.
— Seguindo a roda... a diretoria é composta por associados, quem não for, está colaborador, e dentro do raio de ação do Conselho de Ética, que pode ser acionado a qualquer momento. Lembrando o não cumprimento de qualquer Artigo do Estatuto, é passível de punição legal.
Art.10. São deveres dos Associados:
I- Zelar pelo patrimônio e pelo bom nome da Associação;
II- Defender as cores e os objetivos da Associação, valendo para manter vivas as tradições do BOI BUMBÁ GARANTIDO.
III- Desempenhar com probidade (honestidade) e zelo os encargos de direção e os atribuídos pela Diretoria ou pela Assembleia Geral;
IV- Portar-se respeitosamente no recinto da Associação e nos lugares em que o BOI BUMBÁ GARANTIDO fizer suas apresentações;
V- Cumprir e fazer cumprir este Estatuto;
VI- Manter adimplentes as contribuições mensais;
— Fofa, minha cabeça capota e as interrogações saltam. Quantos desses pontos nãqo estão sendo cumprido?
— Bom, eu sempre indico a leitura do ESTATUTO, pois somos 6.780 associados que esperam no mínimo, a prestação de contas anual...
— Fofa, você lembra que na primeira entrevista do presidente eleito, ele prometeu o portal da transparência? Senti tanto orgulho em ser Garantido, imaginei as decisões no coletivo, o exercício da democracia nas decisões, etc.
Trecho da entrevista:
Leia a Matéria completa
— Exatamente a transparência não só da aplicação dos recursos da associação, mas a transparência nas atitudes de direcionamento do processo administrativo da NOSSA ASSOCIAÇÃO e que a informação, não deveriam ser concessão para o grupo de eleito, para o grupo, fechadinho no WhatsApp, nem para a “maçonaria”. A ASSOCIAÇÃO TEM DONO... e se chama ASSOCIADOS — no plural, no coletivo.
— Fofa estou zarolha com tanta letrinha, mas eu gosto de saber dos meus direitos, de entender o Estatuto e saber que não estou sozinha. Lembrei de um ditado antigo “quem quer pegar a galinha, não diz xô, mas joga é mais milho”
— Hã??????
— Acorda e segue a linha irônica, pois rola nas redes sociais (que, mas parece uma rede de barco em movimento, de tanto que mexe) em fase acelerada, a construção de uma piscina, grande, gigante, porruda que até já apelidada de o novo LAGO DA CRISTINA e vai ser usada para colocar de MOLHO, muitos dos “apoiadores de campanha”. Logico que para isso, o povo será engordado com promessa, tapinhas nas costas e depois acertamos tudo. Pelo tamanho da porruda, espaço vai ter de sobra no lago da Cristina. E tem mais, dizendo o povo onipresente do feicibuque que.: não tem mais vaga no barco, a romaria para o Lago da Cristina já começa a ser formada.
É melhor brincar de round 6 e desistir logo, antes do molho obrigatório. E por falar em pulada de barco, rola nos grupos, a desistência de um membro do bloco A, nem adianta mandar mensagem no privado, não posso sacanear a fonte.
— Ah, tá! Nesse jogo d promessas, eu afirmo, certifico e juro, lembrei, do jurista, Ruy Barbosa:
“Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem”.
Amazônia do Povo Vermelho
Fofo: Divulgação |
E Charlene Duvallier me acorda eufórica com a torneirinha de palavras abertas ao máximo.
— Bom dia, fofa!! Você assistiu a laive de lançamento do
nosso Garantido, ontem?
Infelizmente, não. Estou em crise de sinusite e fui cedo pra
cama, mas como eu já esperava pela sua completa narrativa, pode começar.... Bom
dia, Charlene Duvallier (quase pago de mal-educada).
— Começaremos do começo: Chegando
na Cidade Garantido, a cidade Branca e Vermelha, onde o vermelho desperta a
máximo de ousadia, que faz meu sangue ferver, e ai... (pausa longa) dou de cara
com um palco BRANCO! Nada contra, mas estou saindo de uma rotina dolorida de
idas e vindas em corredores hospitalares, e aquela imensidão branca, esse
vazio, me jogou nessa memória tsc, tsc,
tsc. (teria sido uma exigência do dono
da casa?)
Fico pensando, no básico do básico
em eventos, CENOGRAFIA X AMBIENTAÇÃO E DECORAÇÃO. Precisávamos ser jogados nesse mundo colorido
que é o Garantido, sentir a vibração de todas as cores, já era de conhecimento
público que o TEMA seria a AMAZÔNIA, então??????? Esse vazio na ambientação já é devido ao
desmatamento???? Gente da inteligência divina, desculpa, mas eu não sou tão
inteligente, sou apenas, falante, preciso de coisa mais simples, mais objetiva.
Segue o espetáculo... em um
evento, todo show é principal, deixar os primeiros cantores sozinhos, sem apoio
do bailado do Garantido Show, foi tortura chinesa, até porque, imagem é tudo,
cantar no seco, para uma plateia fria que está se organizando no salão é para
os fortes. Meus parabéns e abraço calorosos para o Patrick Modesto, Adriano
Carvalho, Gilson Matos e P.A Chaves, vocês foram mais que foda, foram
FODEROSOS.
Falando em plateia, salão,
pista... gente, deixar os pagantes das mesas
na frente do palco, é limitador para todos... mesmo com aquela língua,
seria uma representação da Ponte do Rio Negro no palco???, não deu, não ornou
as mesas naquele espaço: 1-não tem espaço entre as mesas e cadeiras para os
finos se rasgarem; 2) o povo que grita, pula, agita o evento, é o povo dos dez reais, que dança e fresca com
a latinha na mão; 3) ficou um buraco do pinto, apertadinho, assim, vendo de
longe, parece que não houve custo beneficio para a compra de mesas.
Não sei para os cantores, mas para
mim... batucada é no palco! Vê a evolução de alguns surdos, suados, a
coreografia da batucada, mexe comigo, intimamente.
Massssssss!!! Vamos ao tema:
AMAZONIA DO POVO VERMELHO, de cara tomei um susto, me lembrou os filmes de
roliude, onde os brancos, chamavam os indígenas de “peles vermelhas” isso, só
por isso, eu gosto da frase assim: POVO DE ALMA VERMELHA!
Os temas com a temática amazônica já entraram
11 vezes na arena com o Garantido, dessas 11 vezes, 05 levaram o título de
campeão. Eu acredito na capacidade intelectual do DGE em desenvolver o tema sem
cair na repetição de versões da famigerada e extinta comissão de arte. Só um parêntese (...) Porque o estandarte
veio o tema anterior??? Pelo que me lembro, o estandarte “obrigatoriamente”
representa o TEMA... égua, é muita modernidade, é muita novidade... Teremos um espetáculo,
fundamentado, para seduzir qualquer jurado.
Quanto ao DGE (Direção Geral do
Espetáculo) 18 nomes foram apresentados e desejamos boa condução ao espetáculo
e que tragam o título para o Boi da Baixa... Mas a proposta de frear os gastos, fazer uma organização enxuta???...
credo, modernidade, nem parece o novo.
Alciro Neto ( Netinho, rsrsr) bem
vindo, exemplo de meritocracia, justa e
merecida a oportunidade, como Item
Substituto do Apresentador Israel Paulain, ficarás
mais famoso que “aquele teu tio”. Sucesso!!!!!
E por falar em apresentador...esse
profissional de evento, existe para ser a VOZ do dono do evento, para dar o
andamento da organização no evento... não é uma pessoa para encher o espaço
vazio, ou entreter o público nos intervalos, roteiro geral do todo o espetáculo,
direcionamento, produção e orientação
fazem toda a diferença no show.
— Fofa, estais ai? Tá ouvindo???
— Sim, Charlene
Duvallier, estou aqui!
— Fofa quero
criar um grupo no uatizape!
— Hum!.. para
que e qual o nome do Grupo?
— Quero ter
seguidores quero ser famosinha, falar mais besteiras.... o nome seria P.G. A,
antes de você perguntar, eu digo: Povo Garantido da Antropofagia (cultural é
claro).
— Charlene, sem grupos, bastam as confusões que você cria em
nosso blog. Tento desligar, medo de ouvir mais delírios e ainda ouço Charlene diz: Não basta ter a
pele, precisa ter a alma vermelha!!!
O Profeta da Baixa - Fred Góes
Em uma postagem, na fanpage, do cantor Antônio Pereira, li na programação do Projeto Nossa Música85,o nome de Fred Góes, fiquei curiosa para saber da memória,sobre aquele, momento para o poeta da Baixa.
E vamos lá, uma boa leitura!
Em setembro de 1984, Fred Góes, que vinha de larga experiência na música latino-americana com os Grupos Chaski, Machitun e o Internacional Raíces de América, e Zeca Bahia, compositor da música Porto Solidão, sucesso nacional na voz de Jessé, estrearam no Teatro da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, o show FLOR DA MAGIA, com músicas e poemas dos dois compositores.
Zeca e Fred moravam em uma casa na Vila Madalena, onde
contribuíram na criação da famosa Feira da Vila. Alí receberam o saudoso
jornalista Orlando Farias, com quem Fred dividiu parceria nas canções
"Lumes" e "Viajante Renitente", o cantor e compositor Pedrinho Ribeiro e o
então Superintendente de Cultura, Lino Chícharo.
A convite de Lino vieram a Manaus para apresentar o show
FLOR DA MAGIA no Teatro Amazonas, onde estava sendo realizado o Projeto Nossa
Música, evento importantíssimo que projetou grandes nomes da música amazonense,
como Cileno, Candinho e Inês, Guto, Raimundo Pereira, Jorge Jucá, Adal Santos,
Roberto Dibo, Natasha, Pedrinho Ribeiro e muitos outros artistas que foram
surgindo na esteira de todo um movimento musical que acontecia em Manaus,
identificado como Música Popular Amazonense(MPA).
Era o mês de junho e, na ocasião, Fred e Zeca participaram
ainda do Show de lançamento da Legalidade do Partido Comunista do Brasil, na
Praça São Sebastião, que contou com a presença da atriz Beth Mendes.
Com o Projeto Nossa Música acontecendo no Teatro, não havia
espaço para a apresentação do Show FLOR DA MAGIA e Fred Góes acabou dividindo o
palco num show com o Grupo Tariri, que tinha Natasha como cantora, e Zeca Bahia
se apresentou em um show com Pedrinho Ribeiro.
O registro da participação de Zeca Bahia e Fred Góes está no
álbum do Projeto Nossa Música.
Depois do Show no Teatro Amazonas, Fred Góes, junto com Zeca
Bahia, foi a Parintins assistir o Festival Folclórico pela primeira vez, pois
morava em São Paulo desde maio de 1965, exatamente no ano em que aconteceu o
primeiro Festival.
Fred e Zeca retornaram a São Paulo, Fred apenas para resolver
seus compromissos e voltar em seguida para Parintins, ele e o filho Marcelo do
primeiro casamento, dançarino e coreógrafo que hoje vive na Bélgica, onde
trabalha e dá aula.
Em síntese, o Movimento da Música Popular Amazonense(MPA),
que acontecia em Manaus e o espetáculo FLOR DA MAGIA, apesar de não ter sido
apresentado no Teatro Amazonas, acabaram sendo responsáveis pelo retorno de
Fred Góes a Parintins.
A partir daí o envolvimento com o Boi foi inevitável,
dividindo o trabalho como correspondente do jornal A Crítica, a Direção de um
jornal local na TV e o jornal O Parintins, criado por ele e os irmãos Bené e
Vander Góes, que circulou durante 10 anos na Ilha.
Foto: Juçara Menezes |
Fred Góes — Jornalista, dono de um prêmio Esso Nacional, músico, compositor, coordenador da extinta Comissão de Arte do Boi Garantido.
Manipulação nas redes sociais
Ao olhar o visor do celular, identifico a origem da chamada, Charlene Duvallier, respiro fundo e atendo, calmamente: diga meu bem! E ouço um carinho sonoro
— Fofa, tu és fofa mesmo?
Sou elevada a milésima potência do sobressalto, mas respondo- Charlie, sou fofa, literalmente, fofa. Mas o que está acontecendo?
— Me responde o que é Fake News? Como identificar uma fake News?
Bom ao pé da letra é Notícia FALSA, como identificar? 1) a fonte geradora da notícia; 2) quantas pessoas confiáveis comentam sobre a veracidade da notícia; 3) se, citar alguma pessoa conhecida, acessível, ligar e perguntar se é verdade o que ela publicou.
— Tá complicado permanecer online, diariamente descobrimos perfis falsos nas redes, tenho medo de estar jugando errado, compartilhando mentiras, sendo cúmplice em alguma injustiça.
Minha favorita, essa coisa dos enganos, engôdos é antiga e histórica, “maquiar alguns fatos, florear atitudes, engrandecer coragem”, ta cheio nas biografias de muitos heróis, Charlene, na sociologia o conceito de pós-verdade, explica onde a notícia falsa se fortalece.
— Onde, nas redes sociais?
Também, é claro! As informações falsas, se agigantam quando atingem pessoas que encontram nas notícias falsas, seus direcionamentos morais e crenças, desta forma, ele não analisa a informação, exclui a possibilidade de análise critica, não vem para o debate das ideias, só vem sair para o ataque do alvo escolhido para ser denegrido, sustentado pela bandeira da mentira.
— Então, eu posso me tornar responsável quando compartilho mentiras, em vender gato por lebre, oportunista por gestor, incompetente por talentoso???
Infelizmente, sim! Tem um ditado antigo que diz: uma mentira bem contada (hoje, viralizada) se torna verdade. Mas no teu caso, você não cai nessas armadilhas das redes sociais, você tem pensamento crítico, senso crítico apuradíssimo, questiona e não é propensa acreditar cegamente em perfil que só tem um foco: maldisser pessoas, contrarias as suas atitudes, ou escondes os “pecados de outras. Você, Charlene Duvallier, sempre foi estimulada a questionar e analisar a construção de uma notícia falsa, ou com meias verdades.
— Fofa, você, quando quer ser chata, abusa; bastava dizer que eu não sou Maria vai com as outras.
Charlene Duvallier, há de se ter cuidado com tudo que compartilhamos, precisamos sempre buscar informações seguras da fonte que compartilhamos. Por outro lado, existem aqueles que são a fonte geradora das notícias falsas, portanto, promovem o compartilhamento com segundas intenções, leia nas entrelinhas, vá além da leitura, interprete o texto.
— Entendi, começo a perceber uma onda crescente de perfis nas redes sociais, que usam a tática de ataco primeiro, estou devendo, então mudo o foco do assunto, lanço mentiras para esconder as trapaças... Vixi... agora que já sei identificar, esse povinho do mal, não se criam mais em minhas postagens. E só pra fechar o papo de hoje, noticia, seria, boa, confiável é em nosso blog. Assinamos em baixo de tudo o que publicamos, matamos a cobra e mostramos o pau.
Quando dói, eu grito!!!!
(Texto longo, se tens preguiça
de ler, sai logo do blog)
“... nos momentos difíceis, alguns deles
bem sacrificantes, muitas vezes desumanos e que são desconhecidos pela imensa
maioria de torcedores”. Marialvo Brandão-2021.
E as lembranças jorram em meus olhos, vejo na íntegra o
sentimento que essas palavras carregam, a doação incondicional à cultura popular, o viver acreditando que a sua contribuição ao fazer cultura merece respeito.
Sim,
ninguém é insubstituível! Mas eu aprendi, que você precisa saber, muito bem, o que vai “colocar no lugar” quando retira uma peça do
contexto, essa “substituição” é que precisa ser avaliada pelos estragos que ela possa fazer na engrenagem.
Ainda
vivendo as palavras do artista Marialvo Brandão, que com Roberto Reis, parecem
ter um só sobrenome Marialvo Brandão Roberto Reis,
Roberto Reis Marialvo Brandão - de tão unidos que são.
Lembro quando os conheci (não pessoalmente) em
2013, estava fazendo parte da assessoria para uma escola de samba, e precisa
listar nomes para compor a equipe de carnaval, e tio Chico Cardoso, indicou
Marialvo e Roberto, com a seguinte recomendação: “dá
uma olhadinha no
trabalho desses “meninos” são bons para #¿$?%!¡.”, olhei, admirei, adorei. Infelizmente, a direção foi para outro
caminho, mas me tornei super fã, seguidora cega
da dupla e sem vergonha de assumir minha idolatria.
Pegando
carona nas palavras de Marialvo, lembro de alguns fatos “desconhecidos”: a multiplicidade
dos talentos dos artistas de Parintins.
Memoria 1. Artista de galpão não têm hora para sair dos galpões de alegoria,
mudam de endereço, literalmente. Precisam
ser Magaiver e resolver com muita,
bastante, criatividade a falta de material ou
material adequado, e colocar na arena a melhor alegoria para ganhar do
contrário;
Memoria
2. Artista de galpão é extraterrestre, tem tecnologia na ponta dos
dedos, nas gavetas, na solda, no bolso, sei lá! Eu só sei que uma coisa,
é inimaginável, para os seres humanos normais, como eu. Pois, eles fazem brotar
efeitos na arena, na hora que tudo quebra,
tudo engata, tudo trava, não interessa a razão da
parada, a alegoria precisa ser perfeita aos
olhos dos jurados, torcedores e a coisa, VAI!!
Memoria
3. Artista de galpão precisa ser casado com SANTA. A esposa precisa entender o
período de ausência, curar as dores físicas e emocionais dos maridos sem
questionar os porquês, precisam alimentar a ele e equipe como filhos, mesmo quando
o Boi não os paga. E tem que estar feliz em todas as fotos.
Memoria
4. Artista de galpão
tem que ser falso! Quando o sincero faz cobranças, desabafos sobre os acordos
quebrados, tipo pagamento em atraso, material de segunda, etc., é chamado de grossos, intolerante, centralizador e ditador.
Memoria 5. Artista de galpão precisam ser omissos
socialmente! Não deve maldisser a gestão, não deve declarar voto, não deve se
envolver em polêmicas políticas, pois arrisca ser chamado mal-agradecido,
aquele que cospe no prato que comeu, traíra, judas, incompetentes, fdp e muito
mais. Precisa ser surdo, cego e mudo para permanecer na equipe de artistas nos
anos seguintes após uma eleição.
Minha memória particular 1. Vi, Marialvo Brandão
doente, entorpecido de remédios, no seu galpão, pegando chuva na concentração
com febre altíssima, todo entupido comandando a sua equipe, compromisso com o resultado, mesmo comprometendo a sua própria
saúde.
Memoria
particular 2. Vi, Roberto Reis, sozinho, engatando um cabo de aço em seu carro
particular, rebocando a sua alegoria (módulo) para levar da cidade Garantido
para arena, pois o espetáculo não pode parar.
Memoria
particular 3. Vi, os meus dois amigos, investido suas economias particulares,
familiares no pagamento de suas equipes de galpão. Mais uma vez, o espetáculo não
pode parar, a responsabilidade do contrato era deles, levar a alegoria para
arena,
Depoimento 1. Aprendi com Marialvo – boa vontade e
espirito de equipe -nunca me recebeu de cara fechada, reclamando, de mi, mi, mi sempre atendeu os meus pedidos para
encaminhamento de entrevistas, mesmo nos
últimos minutos, do segundo tempo para entrar na arena, isso é respeito pelo
trabalho em equipe, isso é gestão comprometido, isso é liderança, todos e todas
são importantes no processo.
Depoimento 2. Aprendi com Roberto — não são as muitas
palavras que trazem as verdades nas atitudes de um artista, generosidade no
silêncio diz muito mais sobre quem você é. Em 2016, eu estava na arena (ao
lado do Maurício-cronometrista) e Roberto me pediu água, sair da arena providenciei a água. 10
minutos depois, ele me pediu outra água, novamente, fui buscar. Então, fiquei observando
movimento da arena. Os artistas de ponta, não saem da arena, ficam sem beber
água, o espetáculo todo, imagine o tempo de concentração (eles todos ficam nos acabamentos das
alegorias suas e dos companheiros) deve
desidratar os seres humanos, então, fui procurar um balde, enchi de água e gelo, e ficava
gritando para todos os artistas que passavam próximo de mim... vem
beber água,
aqui, vem logo! Depois disso, não precisava
mais gritar, eles sabiam onde estava a água geladinha, o sorriso e o abraço sincero de gratidão pela
excelente execução de sua alegoria na arena. Isso é !!! Perceber a sensibilidade de um membro da
equipe e sua contribuição ao grupo. Roberto
sabia que por minhas atitudes, eu jamais iria me restringir a servir água só para
ele.
Quanto ao talento de ambos os artistas, sem palavras,
sem adjetivos para descrever... desejo boa sorte, boas lutas, mas sem vitória no campeonato 2022. Amo-os!!!!!