Snif! Snif! Snif! Snif! Snif!


Poucas vezes me vi em situação tão vexatória como a que estou agora. Sou torcedora encarnada do Boi Bumba Garantido, e isso é algo visceral, fundamental para classificar-se como melhor, mais intensa, maior número de vitorias, melhores ítens individuais, melhores nos itens coletivo. Você torna-se torcedora por inúmeros fatores, eu, por exemplo, fui levada pelas mãos carinhosas de diversos amigos...
Adoro toadas, canto (desafinada e daí?). Faço backvocal por rei... choro, me emociono com o meu boi, vou pro ensaio, fico na fila do gargarejo, danço, grito, faço farra de verdade.
Mas foi de uma amiga querida a Natila, que eu ouvir a expressa: “da-lhe David”,Adoooorrooo” ... Em 1996, lá no Olímpico Clube, era o começo de uma grande amizade e tudo isso, regado a muita toada, toada de verdade, toada de boi bumbá.
Gente! vocês não sabem o que é ouvir a Natila gritar “da-lhe David” ! é uma coisa muito profunda, vem de dentro, é como se com esse grito ela, estivesse dizendo canta pra mim, diz que ama o meu Garantindo tanto quanto eu...
Então, de repente não mais que de repente (plagiando Vinicius) David Assayag, o levantador de toadas do Boi Bumba Garantido, o rei David Assayag que me fez chorar emocionada, que brinca com a voz e que é, e sempre será vermelha, vai pro boi contrário? Vai pro lado azul?Pra vaca preta? Bom Chega! Vocês já entenderam a minha indignação. Me recuso a acreditar nos jornais, liguei pro meu amigo Marcos Assayag, que já me atende dizendo... "eu não tive nada com isso". como não teve? voce é o empresário do Rei. Segundo ele (Marcos) o Davi (tirei o úlitmo"d" por conta própria, agora é plebeu) cansou de ser tratado de mercenário, de ser tratado como o aproveitador, aquele que não coopera... Ainda segundo o empresário, o Davi foi com rosas e tapetes azuis, teve champanhe e caviar, tudo isso para deixar o novo contratado à vontade.
E eu me pergunto, como isso aconteceu tão rápido? é possivel que o garantido não esteja preprarado para viver um processo democrático? Espero que esta eleição não me deixe mais uma vez sem opção.
Algumas pessoas queridas foram pro lado de lá, pro lado oposto ao bom gosto: O Mestre Jair Mendes, meu amigo e coreografo Ricardo Pegueite, o Emerson Brasil, aquele que faz o povo virar bicho com tanta maestria, que gente fica assim oh! ... Com cara de bobo, o mestre da batucada Baleinha, aquele que conhece as batidas da baixa, as batidas da tradição. Outros foram e graças a Deus voltaram, e perceberam que a luz esta do lado de cá.
Natlia, minha querida. Quero saber pra quem vamos gritar agora? E como fica essa arena que bastava ele (não quero mais pronunciar o nome dele) abria a boca e a gente se arrepiava da cabeça aos pés, aquele que brincava com a voz, e mesmo esquecendo algumas frases das toadas à gente amava na arena. Ele esqueceu que o azul desbota mais rápido, e o preto logo, logo fica cinza... Vamos esperar.
Dizem que o contrato é de 4 anos, será que ele espera que esse ai, o presidente do Garantido, seja candidato à reeleição? P.Q.P, ele sai e ainda deseja a treva pra nação vermelha e branca ? Eitá magoa..........................

Obs: a foto foi "gentilmente" copiada do Blog do Mahall. desculp ai mano, mas no meu aquivo só tenho fotos do passado em que "ele" usava vermelho.

Um comentário:

  1. Tá bom, Lydia, eu sei que tudo que é espontâneo, como V. faz, tem muito mais valor. Só queria que V. pegasse mais leve nos adjetivos desmerecedores ao seu contrário. Eu lembro que quando o Paulinho Faria deixou o posto de apresentador, foi um reboliço igual a este agora no teu boi, e no entanto logo surgiu o Israel com mais expressividade e talento que o apresentador anterior, e nascido num lar azul e branco. Então, como a vida é assim, certamente vai surgir um levantador muito bom também, só espero que não seja muito demorado como no nosso caso, que para substituir o Arlindo condignamente temos penado muito. Abração, Roca.

    ResponderExcluir

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo