1° dia de Seminário “Garantido: Um Novo Tempo”

 

                                                        Marcos Terena


Com a proposta de contextualizar as equipes de trabalho dos setores do Bumbá e aproximar os colaboradores da Associação, no intuito de consolidar uma equipe de alta performance para a conquista de mais um título em 2021, o Boi da Baixa realizou o primeiro dia do Seminário temático, “Garantido: Um Novo Tempo”.O evento iniciou na manhã deste sábado (05/12), no Centro Educacional de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves- CETI

“Vivemos mais um momento histórico no Boi Garantido. Estamos aqui para compartilhar conhecimento e temos as maiores autoridades nos assuntos que aqui serão discutidos. Sustentabilidade, meio ambiente e a defesa das causas indigenistas são temáticas que ganham destaque internacional e chamam a atenção de todo o mundo. Este é o início do processo de reconstrução do Boi Garantido, fortalecido, humanizado e de valorização das pessoas”, destacou Ida Silva.

O Presidente Antônio Andrade apresentou uma contextualização histórica do Garantido e finalizou propondo ações para as áreas de defesa do meio ambiente e das demais causas defendidas pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido – AFBBG.

“O Boi Garantido vive realmente um novo tempo. Precisamos fazer com que o discurso de conservação, sustentabilidade e defesa dos povos indígenas, seja realmente posto em prática. Precisamos cuidar da Amazônia, por nós, pelas gerações futuras e pelo mundo. Vamos trabalhar, incansavelmente, para proteger o nosso maior bem: a vida”, enfatizou o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade.

Tony Medeiros ressaltou a importância econômica do Festival Folclórico de Parintins.“O seminário não é importante apenas para o Garantido, mas para Parintins. É a nossa indústria cultural, uma alternativa econômica de grande importância, a qual injeta quase 100 milhões na economia parintinense. Parintins se projetou pela força e garra do povo, e a cultura foi fundamental neste processo”, afirma o sempre lembrado Amo do Boi Garantido e prefeito em exercício de Parintins.

O evento contou com Painel “Questão indígena no Brasil e as Mudanças Climáticas no Mundo” ministrada por Marcos Terena – escritor e líder indigenista. Posteriormente, Carlos Melk, Ceo de Negócios da Takiokay Investimentos, apresentou o painel “Planejamento Estratégico do Boi Garantido 2021/2023”. Ainda nesta manhã, discutiu-se “A busca do fazer artístico no Boi Garantido e sua contribuição para a formação de uma comunidade artística” por João Fernandes, profissional das Artes Cênicas com ênfase em Coreografia, direção teatral, produção cultural e Gestão. O Ator, diretor e roteirista Felipe Herzog finalizou a manhã, defendendo o tema “O Festival de Parintins enquanto espetáculo que alia tradição e inovação”. "É a primeira vez que venho a Parintins. Sempre quis conhecer essa terra, esse povo, a cultura que ganhou o Brasil e o mundo. Parintins é rica em todos os sentidos, terra de um povo feliz, hospitaleiro, que emana cultura e conhecimento. A oportunidade que estou tendo em participar deste seminário é única. Falar de povos indígenas, para o povo que faz um festival praticamente todo voltado a essa temática, será algo único e marcante na minha vida. Espero estabelecer uma conexão definitiva com Parintins, o Festival e principalmente com o Boi Garantido. Atravessei o Pantanal, vi o Garantido e a tristeza imensa que eu estava sentido pela perda de alguns entes queridos, se foi", declarou emocionado o pioneiro na luta dos povos indígenas no Brasil, e no mundo, Marcos Terena.

Foto: Paulo Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo