Origem do Sangue Azul

Estive na feirinha do Tururi conferindo e escolhendo a roupa da minha tribo para o Boi Manaus, e é claro parei em frente à barraca do cantor David Assayag, fiquei com a aquela cara de tambaqui, decepcionada não tinha tururi... vi somente e unicamente, uma camisa com a seguinte frase “todo rei tem sangue azul”. Chegando em casa fui direto pro computador e vou logo avisando para o meu amigo Roca, eu pesquisei direitinho e incansavelmente. Fui até o Hemoam e mesmo lá ninguém soube me responder, sobre esse sangue azul. Então fui pro meu amigo Google e olha só.
De onde vem a expressão "sangue azul"? (Pedro Santiago Barbuto, Rio de Janeiro, RJ)
• Depois que os mouros dominaram a Península Ibérica, no século VIII, os espanhóis – originalmente de pele bem branca – passaram a ter filhos mais morenos, como a maioria de sua população atual, devido à miscigenação com os invasores. A aristocracia, no entanto, orgulhava-se de não ter se misturado àquele povo de pele quase negra e apontava para as próprias veias, onde parecia correr sangue azul, como se isso fosse prova de uma ascendência mais nobre. De fato, o sangue venoso tem aspecto azulado se visto através da superfície da pele, ainda mais se esta for clara, acentuando o contraste de cores. Daí em diante, a expressão "sangre azul" percorreu o planeta como sinônimo de nobreza. Essa, pelo menos, é a versão mais aceita, encontrada em World Wide Words, do inglês Michael Quinion, bíblia da etimologia mundial.
Parei não, continuei pesquisando... E o que é mesmo ter sangue azul? Ai veio à bomba.
CIANOSE-doença azul; doença do sangue azul.
O que é?
• É uma coloração azulada da pele ou das mucosas.
Como se desenvolve?
O sangue que circula no nosso corpo está sob duas formas, o venoso e o arterial.
O primeiro tem uma cor mais escura, é o que corre pelas veias até o pulmão. No pulmão a hemoglobina do sangue perde o gás carbônico e recebe oxigênio. Com essa troca ele se transforma de sangue venoso em sangue arterial, que é um sangue de cor mais viva, rutilante e que tem a função de levar oxigênio dos pulmões para todo o corpo
No segundo caso quando 5 gramas ou mais da hemoglobina do sangue arterial estão sem oxigênio, costuma surgir na pele ou nas mucosas uma cor azulada, denominada de cianose.
Ela aparece quando a circulação do sangue nas veias periféricas, por exemplo, nas veias das mãos ou do rosto, se torna muito lenta. O oxigênio que o sangue contém é transferido para as células e o sangue se torna pobre em oxigênio, azulado e com isso - onde a pele for mais delgada, nas mucosas ou nos lábios, por exemplo - aparece uma cor azulada.
A diferencial é a cianose que aparece em alguma parte do corpo, ou só nas pernas, ou só nos braços e geralmente é indicativa de doença congênita do coração.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?73
Nesse ponto veio uma luz divina, e me esclareceu vários pontos obscuros em minha vida:
1) Nossos artistas trabalham melhor sua criatividade , pois sua hemoglobina esta sempre com oxigênio lá em cima, oxigenando melhor o cérebro,inspirando o arista do Garantido, dando-lhes uma visão privilegiada do mundo ao seu redor;
(outra versão é pura fofoca)
2) Nossa galera tem mais títulos, pois respira melhor, sangue de caboclo e índio é forte e sadio;
3) Ter coração forte, garante mais força, mais fôlego, saúde, vigor e títulos na arena do bumbodromo de Parintins.
Cientificamente está comprovado: torcer pelo Garantido é mais saudável.
Quero agora, mandar um recado para meu amigo Marcos Assayag... O significado de braço cruzado
• Braços cruzados na frente do corpo - uma pessoa com os braços cruzados pode ser fria, que não quer contatos físicos com o próximo, é desconfiada, insegura. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva.
Então! Abre os braços do imperador e diz : escolha é que nem C... Todo mundo tem.
Quero agradecer e parabenizar ao Orlando Câmara e equipe. Feirinha lotada organização dez, estão até pedindo identificação para e ir ao palco... Ainda bem que eu sou amiga de quem manda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo