Conversa Íntima, Caprichoso Campeão do Festival de Parintins 2023

 

Tribo das Tupinambás 2023 - Arquivo: Juciara Matos 

Vamos começa o post lembrando que o pau que bate chico bate Antônio… não gosto e nem analisarei item por item deixemos a análise para os especialistas que entendem o que é técnico, o que é harmônico, cênico e por aí vai. Nós, só entendemos do que é feio ou bonito, o que cai ou o que despenca…

Só quero os intangíveis (aquilo que não se pode pegar), mas sabemos que existe.

O amor, a vergonha, a tristeza, o encolhimento e o ódio…

Nem quero mais falar das alegorias caindo na arena, machucando pessoas, causando pânico em todos nós.

Quero falar do excesso de confiança que nos foi vendido, tipo: O Boi Garantido está pronto! está lindo! , está impactante!, está, está e estava mesmo?

Ostentou uma bandeira da inclusão quando um de seus legítimos representantes esteve fora da arena, um item que completa 35 anos de festival, o Rei David Assayag.

Pediu respeito pela vida dos Yanomami quando negligenciam o pagamento de seus colaboradores, ameaçando de demissão quem reclamar.

Fala de empoderamento quando o seu dirigente maior vai para as redes sociais de vitimizar para fugir das críticas reais de sua má administração, criando cortina de fumaça.

No discurso de arena, a cultura é exaltada com a sua sustentabilidade, com investimento de milhões, enquanto a credibilidade da AFFBBG está indo pelo ralo.

Exaltam a diversidade e cruzaram os braços para os múltiplos talentos que escrevem essa história de vitórias no Garantido, artistas de galpão, artistas reconhecidos nacionalmente, poetas, letristas, músicos e etc.

É muito fácil apelar para o emocional, a paixão, no último minuto, jogando a responsabilidade do resultado nas mãos dos loucos torcedores, que apaixonados vão para o sacrifício sorrindo, acreditando que estão contribuindo para salvar o que eles se recusaram a salvar.

De fato, somos ordeiros, cordeiros indo para o matadouro de presidentes egoísta e gananciosos. Presidentes de grupos, de eleitos e escolhidos.

Teremos eleição em setembro de 2023, não venda, não troque, não penhore o seu voto. A conversa é intima entre a urna e você.  

Parabéns, pelo título de 2023, boi-bumbá Caprichoso! Fica Esperto, estamos acordando do pesadelo!

 


2 comentários:

  1. Todos os torcedores e sócios apaixonados pelo Garantido vão ter uma enorme responsabilidade em setembro para não passar por esse vexame novamente

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela palavras Lydia, uma torcedora como você é que eu admiro, pois ver a verdade no que realmente foi o Garantido nos 3 dias de apresentação. Temos sim que respeitar, mas também acho que o Garantido não tinha que sair do tema folclore, de suas cores VERMELHO E BRANCO.

    ResponderExcluir

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo