Tradição no lado de lá? MAS QUANDO JÁ?

Meez 3D avatar avatars games



Nem sei não ao certo por onde começar e se alguém disser que devo começar pelo começo... A coisa fica feia...

Vamos pela história da tradição da brincadeira de boi bumbá:

 Sendo moça estudiosa, procurei por referências bibliográficas, em livros como MONTEVERDE, J, B. Boi Garantido de Lindolfo; BRAGA, S.I.G. Os Bumbás de Parintins; SAUNIER, T. Parintins, Memória dos Acontecimentos Históricos, a história do boi bumbá Garantido e posso afirmar: Temos DNA Caboclo e TRADIÇÃO para apresentar o tema em 2012, na arena do bumbódromo. Quanto ao vexame que circulou no facebook sugerindo que o contrário havia usado o tema TRADIÇÃO em 2003, é BAFOM!!!!!

 No ano de 2003, o CD lançado pelo contrário tinha o titulo “Caprichoso, o boi da tradição”, e o tema defendido na arena era “90 anos de raízes e tradições na Amazônia”. Então! Nada a ver com a proposta fundamentada em pesquisas e pautada na coerência cênica de nossa Comissão de Arte em apresentar o tema TRADIÇÃO para 2012. E como diz um amigo meu compositor: Tema TRADIÇÃO do lado de lá, mas quando já?

 Buscando nas imagens da época, alguns detalhes me chamam atenção: 1) Robson Júnior levantador de toadas do boi Caprichoso, usando uma roupa denominada “Uirapuru da Amazônia”; 2) Ciro Cabral(ex C.A. do Garantido) assinava a pesquisa sobre a história dos 90 anos do carbono apresentados na arena; 3) confusões paralelas do povo de lá ameaçavam não participar da disputa, acusavam o Garantido de compra de jurados e coisa e tal, no final eles levam até o titulo que o nosso boi teria comprado... E aí eu pergunto maracutaia do lado de cá? Mas quando já?

Gente eu preciso desabafar... Certo contrário, em uma rede social, magoado porque sou vermelha que nem pimenta malagueta, disse à minha amiga Lydia Lucia que fui inventada somente para criticar a minha diretoria (Garantido)... Respondo civilizadamente: Ô atrasado... Eu nasci e me criei no meio do povo... sou uma voz presente na insatisfação dos torcedores que não pactuam com o que é falso, ilegal, amoral e descompromissado com nossas tradições...

Um comentário:

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo