Eleição no Garantido- 30 de Agosto



É claro que você como meu amigo sabe que sou torcedora do Boi Bumbá Garantido, aquele todo branquinho com um coração vermelho na testa (foto).
Estou sócia do Garantido desde 1995, e nesses 14 anos, vi de tudo um pouco...
Vi o crescimento do Garantido na Arena, o que mudou completamente a cara do Festival. É claro que isso sempre foi um esforço coletivo. Em Parintins se diz sempre que quando se ouve o rufar do tambor é hora dos camisas encarnadas irem à luta e trazer mais um campeonato.
Um dos ganhos, em minha opinião, da Comissão de Arte do Garantido, sempre foi a superação. Quando você acha que o Garantido veio lindo, no próximo ano ele te leva ao delírio e você chora e chora muiiitooo, feito bebezinho, ou como um bezerro desmamado.
Mas nosso Boi hoje, cresceu, tomou para si a responsabilidade de representar a cultura do nosso Estado, e isso trouxe uma necessidade de ampliação da visão administrativa dos nossos dirigentes, o que até o momento nenhum dos nossos “presidentes” eleitos teve a capacidade de enxergar.
Quando eleitos, ficam surdos e cegos, esquecem o compromisso de moralizar, valorizar e principalmente cultivar a herança deixada pelo mestre Lindolfo Monteverde, que é brincar de boi.
Então me pergunto: I) como posso brincar tranqüila enquanto os meus amigos que fizeram uma proposta profissional financeira não recebem? II) como posso brincar de boi se o titulo de campeão é questionado amplamente sob suspeita de ser armado? III) como posso brincar de boi se o “presidente” faz do Boi o seu sustento pessoal? IV) Como posso brincar de boi se todos que estão no poder saqueiam os cofres da Associação sem dó nem piedade?
Estamos em mais uma árdua missão: Eleger a nova Diretoria da Associação. São dois anos que podem se transformar em dois séculos, podem significar mais dois anos de sangramento financeiro, de sangramento moral, de desrespeito ao Associado que vota, vai de barco para Parintins (sua diretoria vai de avião), compra seu ingresso para ver o Festival (sua diretoria doa para sei lá quem os ingressos dos associados), que chega às 10h no Bumbódromo, confere os seus itens de galera, vibra, emociona os jurados, faz a diferença, e mostra para o mundo o que é ser Garantido - enquanto sua diretoria chega na hora da apresentação do Boi, porque antes estava no Camarote Vip, bebendo o seu bom uísque, gastando o dinheiro que deveria pagar o artista que vive honestamente do seu talento.
Não é fácil, mas desta vez estarei mais perto, vendo de pertinho as ações desses bacanas do meu Boi, desse povo que nem sabe o que significa a Baixa da Xanda... Eu vou pra lá com a minha CAMISA ENCARNADA e o meu Estatuto na mão. Aguarde-me que eu vou e vou mesmo
!

Um comentário:

  1. Sou fã do festival...
    Tenho sangue e coração "vermelho" ...

    Sou de Recife - Pe e acompanho as noticias através da mídia ( agora através do seu blog )
    Espero um dia assistir ao vivo essa que é um dos grandes espetáculos da terra .

    Lydia Lucia, você tá fazendo um ótimo trabalho.
    Parabés!!!
    Muito sucesso

    Abraço

    Wreges
    e-mail: wreges@gmail.com

    ResponderExcluir

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo