Entrando na polêmica das críticas OFENSIVAS aos itens individuais do Festival de Parintins

 

Em um tempo recente… as toadas de desafios foram proibidas por incitarem a agressividade dos torcedores fora da arena, fechando uma porta poderosa da criatividade poética dos nossos compositores. 

Em um período mais recente ainda, as redes sociais foram usadas para apresentar ao mundo o nosso humor satírico em cima do “contrario”. O melhor do nortista, aquele humor ácido, era rebatido na lata. Uma fase ótima, popularizamos o nosso jeito moleque de “mangar” do outro. Celebrizamos o Olha já?  (O leso querendo aparecer, o leso se fazendo de doido, ou o leso está mentindo na cara dura); assumimos que ser perreché era o que nos fazia diferente, melhor e mais raçudo. “Pára já com a tua cachaça” deixa de ser chato. É sobre isso, o BOM HUMOR. 

Não gosto de comentar sobre os itens individuais em nosso blog, sempre acho delicado colocar na costa de uma pessoa a responsabilidade de uma equipe, pois um item nunca vem sozinho.

Mas, vendo essa virada de chave na maneira como os torcedores de item se comportam nas redes sociais, gostaria de contribuir para elevar o nível da discussão.

A disputa do Festival de Parintins é coletiva. São 21 itens em julgamento.

Os itens individuais são torcedores apaixonados com a responsabilidade da representação, expectativa e medo, muito medo de decepcionar os outros torcedores.

É desleal manchar a história de um item, com coragem de defender as cores do seu Bumbá, quando muitos torcedores não pagam nem o próprio ingresso, para auxiliar o seu Bumbá a pagar uma pena da fantasia do item, quanto mais lutar por um 10 na arena. E aí, o que poderia ser uma provocação, virou uma guerra insana e desnecessária.

Acredito que chegou o momento do Item 06 (amo do Boi) assumir a responsabilidade de ser o dono da fazenda, o pai da sinhazinha o responsável pelo trabalho contando a sua história. Uma vez que, como líder, patrão e senhor, é necessário que os seus feitos sejam divulgados para todos os quatro cantos do mundo.   

É nesse momento do espetáculo que podemos conhecer de fato o Boi Garantido, sob o olhar do DONO, pois até então, na arena, estamos falando das lendas, das figuras típicas, dos rituais, dos itens coletivos, dos individuais e suas representações no contexto artístico da noite. 

 Voltando as redes sociais.

Comentários difamatórios na internet, dependendo do conteúdo da publicação, e podem acarretar em responsabilização civil e criminal. 

Elaboração:

  • Crimes contra a honra:

A difamação, calúnia e injúria são crimes contra a honra, previstos no Código Penal Brasileiro. A difamação consiste em imputar a alguém um fato ofensivo à sua reputação, enquanto a calúnia é imputar falsamente a prática de um crime. A injúria, por sua vez, consiste em ofender a dignidade ou o decoro de alguém. 

  • Responsabilidade civil:

Além da responsabilidade criminal, a prática de comentários difamatórios pode ensejar a responsabilização civil, com a condenação do autor a pagar indenização por danos morais à vítima, por conta da violação aos direitos da personalidade, como honra e imagem. 

  • Marco Civil da Internet:

O Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil, incluindo a responsabilização dos provedores de serviços por conteúdos ilícitos, como comentários difamatórios. 

  • Procedimento:

Para registrar a ocorrência, é importante reunir provas dos comentários difamatórios, como print screens com a data e hora, e procurar a Delegacia de Polícia Civil, ou uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos. A vítima também pode, em alguns casos, notificar o provedor de conteúdo para remoção do conteúdo ilícito. 


Égua da luta!

 


Por Charlene Duvallier.

Genteee, fala sério… quantas crises vamos viver dentro da AFBBG patrocinada pelas redes sociais?  Quantas vozes, disfarçadas de torcedores, decidirão a nossa arena até o festival?

Concordo que o David Assayag fez uma brincadeira provocativa no carnaboi em Parintins, onde as viúvas sem marido fizeram uma “catapulta” ardendo em desejo insano de causar uma explosão no caldeirão vermelho das vaidades da baixa, para jogar um ITEM fora da arena.

Carnaboi - Um evento com mais 30mil pessoas, injetando aproximadamente 6 milhões na economia da cidade, fortalecendo a imagem e cultura dos bois de Parintins no cenário NACIONAL   e o assunto mais comentado é um “olê-lê-lê, ô lá?... e como diria o outro “pqp com farinhadágua” que gente lesa e chata.

Que comédia é essa no Garantido?  As explicações mais esdrúxulas veem à tona para a troca de itens. Relembrando as melhores : 

💔 faltou ensaio; 

💔não respondeu ao WhatsApp; 

💔é parintinense raiz; 

💔tá velho, 

💔tá cansada; 

💔é cego; 

💔é gordo; 

💔é feiinho; 

💔tem nome estranho… 

Porrrrrraaaaaaaannnnn… é isso mesmo???? Qual o critério para ser item no Boi Mais Campeão de Parintins???? 

Quero deixar o meu aviso: vou fazer campanha para item com familiar azulado, casado (a) com contrário (a), amigos íntimos e mais próximos, amantes e toda sorte de laço com os azulados, por favor,  que estejam fora da arena do Garantido em 2025.

Presidente… pelo  amor de Lindolfo, basta dividir para conquistar, se liga, arte da guerra, lembras????  o choro é livre e passa rápido.

“De vermelho e branco não existe solidão”.

 

 

 


"Eminência Parda"

 



O que seria de mim sem o toque especial de Charlene Duvallier em meu celular? Estava eu, a humilde camponesa, preparando um banho premium para uma noite de sonhos e o aparelho celular dispara: atende, atende, não vou parar, atende, atende… então, a voz do além dispara:

— Baíra, você precisa ficar sendo sempre cutucada para falar no Garantido, nessa gestão é? 

— Boa noite, Charlene Duvallier, sim, estou muito bem, saudável e atualizada no beijo na boca.

— Sério, Baíra,  tu te achas a engraçadinha? O choro das viúvas no muro das lamentações virtuais não te incomoda? Pra inicio de conversa me diz como funciona o regime de monarquia parlamentarista?

— Jesusamado, você foi muito longe agora. MONARQUIA, eu não sei, mas A República Parlamentarista foi uma fase do Governo João Goulart, de 8 de setembro de 1961 a 24 de janeiro de 1963, correspondendo a 1 ano, 4 meses e 17 dias (504 dias). Charlene Duvallier, pra puxar monarquia você está querendo ser rainha?  De onde?

— Eu? Tá será lesa? Sou a outra humilde camponesa que insiste em ser tua amiga, mas a minha pergunta vem da curiosidade que me deixa com coceira na língua. Faz um tempo que vejo uma “uma comunicação estranha” para o padrão Garantido, e uns amigos íntimos e discretos disseram o seguinte. Amiga (falsidade eterna) … “O nosso Boi está com um PRIMEIRO-MINISTRO, na cidade Garantido, é um ser onipresente e onisciente, vê tudo, faz tudo e sabe de tudo, vai de A a Z na velocidade da Luz”. 

— Charlene Duvallier, esse povo é recheado da inveja, vai que o rapaz é somente um bom voluntário da associação.

— Baíra, tu tá frescando com a minha paciência, o primeiro-ministro está dando orientação na comissão de artes, (mas nunca cheirou cola nos galpões), na assessoria de comunicação (nunca, jamais, havia escrito um lide), está à frente da administração do boi, (sem muita informação dessa participação) atua também no financeiro (suas planilhas sãos perfeitas, e sabe onde é o “canal”), cria as coreografias de arena, (desempenho físico é o seu forte) e na hora 25 do dia dá uma olhada na área jurídica do Boi, (corre na boca das Charlenes da Ilha, que foi nessa cochilada que aconteceu o Leilão da Universidade do Folclore). Tadinho do super, fazer tudo sozinho é florida mesmo. 

— Charlene Duvallier, pode parar, nós elegemos o presidente dos sonhos, aquele com experiência e liderança de sobra que nunca seria um presidente de fotos em cerimônias.

— Bairá, acorda, para de fazer a sonsa, faz um tempo que nossos presidentes não exercem a presidência. Estamos nas mãos de Eminências Pardas “necessárias” para levar a culpa das incompetências nas administrações dos sonhos das belas adormecidas do Garantido (100 anos roncando alto na floresta). Baíra, meu boi, só tem vermelho na testa, no nariz NÃO!

... Macio feito pelo de coelho
Meu boizinho é todo branco
Só na testa tem vermelho (Toada: Parintins para o mundo – Jorge Aragão/ Ana Paula Perrone)


Voltamos, com mais dúvidas



foto: reprodução das redes sociais 

Cresci ouvindo de minha mãe: “não dê confiança para cachorro, bêbado e criança”. Me fiz de surda no caso da pequena Charlene Duvallier, que não me dá trégua nas escutas de tantas quentinhas… Bom dia, Charlie!

— Baíra, estou com insônia, e daquele jeito.

— Ai, minha N.Sr.ᵃ dos Zumbidos no Ouvido, vou perguntar: Charlene, qual seria aquele “jeito”?

— Fofa, nem vem pagando de sonsa, tu sabes… aquele jeito de fazer o UC cair da bunda…

— kkkkkkkk meu PAIÉTERNO! Que coisa mais chula, mas conta o que te deixa, assim… delicadinha!

— Vamos lá… soube de fonte fidedigna que sim, Livia Cristina sairá mesmo do cargo de porta-estandarte do Garantido, a causa seria ainda a sua INDISCIPLINA, às vezes dizer não é visto como indisciplina mesmo.

Dando sequência ao efeito dominó. A Rainha do Folclore volta a ser Porta Estandarte e vem uma nova Rainha. Perguntas que não querem ficar na boca:

1)      Por que a rainha atual deve voltar a ser porta-estandarte?

2)      E Para que servem os concursos de novos itens?

3)      Quando é que esse povo esquece que o Boi Garantido é uma ASSOCIAÇÃO?

Como associados, precisamos SIM de EXPLICAÇÃO SEMPRE, os diretores (presidente e vice) estão no cargo, nós, os associados, SOMOS. E a promessa de transparência é sobre as decisões que envolvem o Boi de Arena, sim, a gestão compartilhada envolve a tomada de decisão coletiva.

E fechando a minha indignação, na próxima mudança do Estatuto, que volte a proibição de parentes até o terceiro grau na diretoria do Garantido, que a apresentação da relação dos bens dos eleitos seja apresentada em assembleia e disponibilizada aos associados antes e depois do mandato.

Eu só quero saber POR QUE MESMO A LÍVIA ESTÁ SAINDO DO ITEM PORTA-ESTANDARTE?

(...) Minha vó já me dizia para eu sair sem me molhar.  (Como vovó já dizia/ Raul Seixas)

 


O que vai ser desse menino?

 

Estou curtindo a minha ressaca de fim de ano e a minha XPIO liga insistentemente e fala manhosa:

— Baíra, vamos fazer as pazes? Prometo que vou me comportar um pouquinho mais e não tentarei mais roubar a senha do nosso blog.

— Charlene Duvallier, canso de suas promessas, mas vamos fazer as pazes com as bençãos de todos os nossos Orixás e leitores do Blog.

— Então, quero comentar com você sobre a última delação no muro das lamentações feicebuque, o caso DAS NOTINHAS FEIQUE.

— Ai, ai, ai, Charlie, estou fugindo de confusão, mas já que caiu na rede, vamos embalar, conta logo.

— Em dezembro do ano passado (acho muito legal, falar isso… ano passado e isso foi há 04 dias kkk). Uma rede tecida no fio de tucum vermelho andou afirmando que Livia Cristina–atual Porta Estandarte do Boi Garantido, por se manter indisciplinada na evolução, com o Estandarte, porque dançar a menina dança pra carai, estaria fora da arena em 2025.

Calma, que vou falar onde está o feique – essa confidencia teria sido feita pelo presidente do Boi Garantido, ao menino Lucas, o atual (por enquanto) coordenador de itens. 





— Charlene, que tamanha imaturidade desse moço, né?  Mesmo que na pior das hipóteses esse comentário teria sido feito a ele, a confiança do presidente era ouro nas mãos dele.

— Baíra, esse teu verniz de fato me irrita, o que custa dizer: o moço fez a maior cagada e não tem papel higiênico que limpe a diarreia.  Aliás, eu queria mesmo era ler as capturas de tela (os printes), que provam a versão do feique... se você tem, manda pra  gente e nós prometemos proteger a fonte, confia, vai! 




Liesa solicita o Cancelamento do Carnaval do Amazonas 2025.

 

O presidente da Liesa-AM (Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas), Roberto Simonetti Filho,  foi à Justiça, no sábado, 28.12.2024, para impedir a SEC (Secretaria de Cultura do Amazonas) de organizar o desfile das escolas de samba de Manaus em 2025.

 Ação da Liesa,  

Para comprovar a legitimidade da Liesa em organizar os desfiles, Simonetti Filho apresentou à Justiça um documento intitulado “Regulamento do desfile das escolas de samba do grupo Especial Carnaval 2024 e 2025”, assinado por representantes de todas as agremiações da elite do Carnaval manauara.

Na ação, a Liesa-AM afirma que a SEC “vem usurpando” das prerrogativas dela, realizando reuniões com as escolas de samba sem a presença da Liga e alterando o regulamento sem o seu consentimento.

Em resposta,

“A Secretária de Cultura e Economia Criativa informa que foi procurada pelos presidentes das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, em novembro, solicitando à secretaria que a organização do Carnaval 2025 fosse feita pelo Governo do Estado, sem a participação da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa)”, informou a SEC.

 A polêmica,

A mudança na organização do evento ocorre após polêmicas no Carnaval deste ano. Após o anúncio do resultado, os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus Vitória Régia, Darlan Braga, e A Grande Família, Cleildo Barroso e Barroso conhecido como “Caçula Show”, anunciaram o desligamento de suas agremiações da Liesa.

Os representantes criticaram escolas que adotaram enredo em homenagens a políticos com mandato, o que era proibido pelo regulamento.

No início do mês de dezembro, com participação das agremiações, a SEC definiu a sequência das apresentações das escolas de samba. Segundo a Liesa, posteriormente, a secretaria divulgou nas redes sociais que as agremiações do grupo especial irão desfilar no dia 1º de março.

 22 de fevereiro.

A Liesa afirma que, pelo regulamento aprovado pelas agremiações, o desfile ocorreria no dia 22 de fevereiro. A mudança, conforme a liga, “interfere diretamente” no planejamento da Liesa-AM, pois os contratos dos patrocinadores “estão atrelados” à data de desfile das escolas de samba e à organização do evento pela liga.

 A Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Em nota A Secretária de Cultura e Economia Criativa informa que foi procurada pelos presidentes das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, em novembro, solicitando à secretaria que a organização do Carnaval 2025 fosse feita pelo Governo do Estado, sem a participação da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa).

Representantes de seis das oito Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus enviaram um documento, no dia 29/11/2024, formalizando o pedido e, dessa forma, a secretaria passou a tratar sobre a organização do evento.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa reforça que segue aberta ao diálogo, tanto com os presidentes das agremiações, quanto com os representantes da LIESA, para discutir a questão e atuar no entendimento das partes sobre o assunto.

 O Carnaval na Floresta.

No dia 29 de dezembro de 2024, as oito escolas de samba do grupo especial de Manaus apresentaram para a imprensa e convidados um show de lançamento do Carnaval na Floresta 2025, promovido pelo Governo do Amazonas, sob a coordenação da SEC.

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus para o Carnaval 2025 ocorrem no 1º de março, no Sambódromo. 

Disputarão o título de campeã de Carnaval na Floresta 2025 as escolas de samba Sem Compromisso, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família.

 O presidente da Vitória Régia, Darlan Braga, destacou que o Carnaval está sendo valorizado como deve ser. “Para mim, é uma satisfação enorme ter essa iniciativa que partiu das Escolas de Samba junto ao secretário Cândido, e graças a Deus, o secretário nos atendeu de prontidão. O Carnaval precisava ser valorizado como ele está sendo valorizado agora”, disse.

A Secretária de Cultura e Economia Criativa...

A Secretária de Cultura e Economia Criativa informa que foi procurada pelos presidentes das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, em novembro, solicitando à secretaria que a organização do Carnaval 2025 fosse feita pelo Governo do Estado, sem a participação da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa).

Representantes de seis das oito Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus enviaram um documento, no dia 29/11/2024, formalizando o pedido e, dessa forma, a secretaria passou a tratar sobre a organização do evento.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa reforça que segue aberta ao diálogo, tanto com os presidentes das agremiações, quanto com os representantes da LIESA, para discutir a questão e atuar no entendimento das partes sobre o assunto.

Dia 30 de dezembro de 2024.

A Liesa declara que: desiste com  prosseguimento da AÇÃO que movia contra a SEC e pede a EXTINÇÃO da AÇÃO. 

 


E parafraseando Vinícius de Moraes…

“Às vezes quero crer, mas não consigo. É tudo uma total insensatez. Aí pergunto a Deus: escute, amigo. Se foi pra desfazer, por que é que fez?”, “Cotidiano n.º 2”