Tantas histórias vividas para se contar… MAS quem sou eu no Movimento Amigos do Garantido?


 Hoje, fui pega de surpresa coma indagação de Charlene Duvallier:

— Fofa, qual é a sua história com o MAG?

— Nossa!!!!! Tenho que mexer em muitas alegrias e tantas feridas, mas vamos lá:

Não vou me deter a datas redondas, mas acho que era próximo ao fim do ano de 1995, fui para uma reunião na quadra da Aparecida, levada pelo Nonato Santa Isabel, trabalhávamos nos eventos da Rede Amazônica. Nesta reunião estavam membros do grupo Guerreiros do Garantido e Comitiva das Aranhas, a pauta: um novo espapaço para os ensaios do Boi Garantido em Manaus.

Um tempo depois, uma nova reunião, desta vez no olímpico Clube, com um grupo ampliado, e entre os presentes, estava o Rivaldo Pereira, que já era meu conhecido, da Gincana do Castelo Branco. Ficou decidido que os ensaios do Boi Garantido, em 1996, seriam na área externa do olímpico Clube, logo após o carnaval.

Totalmente envolvida e absorvida pelo evento, fomos para o que fazer?, como fazer?e quando fazer???… visto que o movimento marujada, estava trabalhando há 10 anos em Manaus e era sucesso. O grupo foi crescendo, tarefas divididas e o primeiro ensaio FOI UM SUCESSO! O torcedor aceitou o convite e lotou o olímpico Clube, era uma Cachoeira vermelha descendo a ladeira do clube. Ao longo da temporada fomos melhorando as apresentações, corrigindo erros e crescendo como marca de sucesso, no fazer evento.

Minha memória é  seletiva, fica por conta das pessoas, anônimas, envolvidas nesse primeiro momento.

Tipo, o meu irmão Kid Mahall (trabalhava no SESC) manda a programação do palco imprensa, fazíamos as fichas do apresentador com as siglas M.A.G., Kid achava estranho escrever Movimento Amigos do Garantido. Um tempo depois, a capa dos papéis para o apresentador foi substituída pela atual logo do Mag, criação do amado Paulo Emilio Galvão. 

Lembro do Jofram Gadelha, toda sexta-feira levava picolé e um lanchinho para a galera da graxa (produção) e nunca cobrou nada (ele vendia joias e me presenteou com algumas, amo ganhar mimos desde sempre). 

E o Barroso (Coca-Cola)?  Deixava, descuidadamente, na sexta-feira, uma máquina com refrigerantes (copo) para a galera da produção. Me parecia um acordo com Gilmar (Gelocrim), que mandava alguns sacos de gelo, pela manhã, grátis, para bebermos água sempre gelada. 

E o que dizer dos irmãos Afrânio e Afraim? (staligth som e luz)?  Montavam a sonorização bem cedo para deixar as toadas rolando desde cedo, alegrando o ambiente, o dia todo.'

Além do Paiva (formato telões) escolhia as melhores piadas para arrancar gargalhadas rasgadas de todo mundo o tempo todo. 

Não posso nunca esquecer a minha Leinha que durante a semana colecionava as matérias que saiam nos jornais locais sobre o curral, programação, público, destaques etc. Às vezes cobrava o jornal, muitas vezes não, isso facilitava as atualizações da hemeroteca.

A hemeroteca era montada e deixada disponível para todos e todas que iam ao curral durante o dia, elevando a autoestima, atualizando a fofoca, mantendo o bom astral para mais um dia de trabalho voluntário do nosso povo vermelho e branco, garantido o sucesso do curral do Garantido em Manaus.

O palco era perfeito, Rivaldo sempre disponível, sempre atento, sempre empolgado, brincava com a galera, envolvia todos em um clima de uma grande família. 

Abro um parêntese para esclarecer que, sempre que pude estar presente e ao lado do Riva, o qual é um dos meus grandes amores. Viveu ao meu lado grande momentos, viu o crescimento de minha família, me deu ombro, apoio emocional e nunca deixou de me AMAR… sou hoje e sempre o AMORE de Rivaldo.

O MAG é feito de pessoas especiais, por amores-amigos conquistados: Minha Jóia (Ma. José) Natila, Lilica, Nonoca, Naldo, Neyara, Claudia, Pantera, Eliana, Paulo Eusebio, Jonas, Ely e Erlon Rodrigues, Lidia Amoedo, Rildinho, Sônia, Paula, Samuel, Klemy, Josil, Jaime, Gernia, Keila, Joca, Mencius, Zezinho, Chico Teles, David Melo, Maconi Jucá, Clemilton, Ivo Monteverde  devo ter esquecido outros tanto lá do começo, do perrengue... mas diz ai nos comentários, me  xinga mesmo. 

É amanhã, sábado, 24/02, a grande festa de aniversário do Movimento Amigos do Garantido, eu vou! E quero tudo que sempre tive… abraço forte, beijos estalados e sorriso rasgado.

Movimento Amigos do Garantido - MAG  28 Anos merece uma grande comemoração.

– Fofa, para de chorar, meus ouvidos não suportam tanta saudade.

 


Um comentário:

  1. Tudo isso que você falou é verdade tenho orgulho de fazer parte dessa história

    ResponderExcluir

O seu comentário nos incetiva a continuar escrevendo