Foto: Boi Garantido |
Eu, torcedora apaixonada
Reunida com um grupo seleto de amigos, ontem me vi na
plateia do Oscar em Hollywood, vendo no telão a homenagem póstuma pelos que
partiram e que você, por um motivo ou outro, não processou a informação. Uma
homenagem justa e necessária, que sacudiu as bases mais sólidas e resistentes,
com certeza, de quem estava em casa, esperando ouvir as toadas, imaginar as
ruas de Parintins sendo invadida pelo mar vermelho, revivendo os encontros com
os amigos, as brigas com os seguranças, com os triciclos...
Mas ai vem o vídeo memória, e te deixa sem fôlego, um gosto
amargo na boca, e você chora, a cada foto, a cada saudade... Então fica nítido
que a tua alvorada não será nunca mais a mesma... Fui jogada em um tsunami de
emoções e chorei inconsolavelmente diante da TV, demorei um tempo para entender
que minha saudade não diminuiu.
Parabéns a diretoria do Garantido por nos mostrar que
devemos reverenciar os vivos, dar a importância devida aos que então presentes
hoje, agora, em nossas vidas.
Em 2020, vivemos a incerteza de um futuro material. Chegou
2021 e vivemos a dor das perdas de pessoas tão amadas. Que sejamos luz,
iluminando o caminho do outro.
E a produção de palco???? Precisava estar atenta. Um evento
se faz nos detalhes. Isso é produção. No macro, são os terceirizados, mas nos
detalhes é você produtor que precisa atuar com excelência. O evento, mesmo ao
vivo, era uma transmissão, com possibilidades infinitas de correções dos imprevistos que acontece no palco, ação muito bem “escondida” do público.
Quando a roupa da rainha do folclore despenca, transformando o item em uma porta-bandeira, corta a câmera para outro ponto e socorre, tira a fantasia e segue o show. Dois levantadores no palco, um esta fazendo o seu show, obvio o outro tem que sair de cena Preencha esse vazio com uma ação secundaria (back vocal) ou sai do palco... produção de palco é visual, dinamismo, o show não pode parar. No planejamento, calcula esses escapes para manter o andamento do espetáculo. O trabalho de um produtor de palco é intensificado na hora do show, as soluções fogem do combinado, e sua atenção precisa estar no que foi programado, na solução imediata, suave e imperceptível ao público.
Eu, gestora em Eventos
O vídeo de abertura já causou, foi perfeito, irretocável,
mostrando uma “pré-produção” do que viria pela frente. Em nossos corações,
pensávamos que estaríamos preparados para o que viria depois. A expectativa foi
acionada
Para uma proposta de sensibilidade, emoção profunda, as
entrevistas se perderam, ou entraram fora do contexto... O palco principal não estava aberto e a primeira pergunta foi: como você está vendo essa
alvorada? Se a pergunta era direcionada ao que estava para acontecer, ainda não
tínhamos nenhuma informação do show, ou estava sendo direcionada a uma memória
do entrevistado, pairou a dúvida e sentido da pergunta.
Ainda falando dos vídeos pré-gravados,
No desenvolvimento do espetáculo, ficou claro, que seria,
para o entendimento da proposta “de saudade” ... A última parte das gravações externas:
uma comitiva nas ruas, “fazendo” o “percurso”
da alvorada, intensa, pontual, poderosa, se estivesse sido intercalada com show
principal, faria mais sentido que todas
as entrevistas juntas.
Inédito mesmo foi o corte do clip das águas, que encerra com
o pajé apontado para frente, com olhar significativo, com olhar enigmático,
poderoso… e vem o corte para o palco que abre no bumbum da cunhã poranga…
essa foi de lascar!
Tenho um princípio próprio, não comento performance de
itens... sempre penso que o resultado é a soma de um trabalho gigantesco de uma
equipe que fica nos bastidores, então, não falo... Mas a sinhazinha Valentina
Coimbra foi a grande figura do espetáculo… esbanjou simpatia, carisma, dança,
interpretação do item, brincou com seu boi Garantido, como toda sinhazinha deve
brincar, uma joia rara.
Mais uma vez, a excelência de espetáculo é avaliada em seus
detalhes, estar em uma produção não termina quando o espetáculo tem início, muito
pelo contrário, é aí que ela começa.
“Tocar na testa e sentir um coração
Voltar a criança em mim
E do nada sei lá, sorrir
Depende do lugar onde estou
Aqui tudo acontece é jardim
E se rega com amor, tudo floresce
A garantia que esse amor é infinito
E só acaba quando no universo
Não houver mais o sol
Meu amor é vermelho
Sem freio, descomunal
Meu amor é por inteiro
E o tempo dele é imortal”
Composição: Adriano Aguiar
Lydia Lucia
Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing, Gestora em Eventos, Produtora Cultural e de Eventos.
Amiga vc comi sempre com uma analise clara e não fantasiosa do espetáculo. Gosto de seus comentários e ponderações. Um abraço vermelho
ResponderExcluirTudo perfeito e maravilhoso,vivemos juntos toda essa emoção, dividimos os risos e as lágrimas...nosso Boi garantido nos leva ao delírio sempre..
ResponderExcluir